Especialista dá dicas de etiqueta para pessoas que usam telefone celular

Apesar de muitos usuários dominarem a tecnologia de seus telefones celulares, é comum que pessoas ignorem preceitos básicos do uso desses gadgets.

Apesar de muitos usuários dominarem a tecnologia de seus telefones celulares, é comum que essas pessoas ignorem preceitos básicos do uso desses gadgets ? como aquele que desencoraja a navegar pela telinha enquanto janta com os amigos, por exemplo. Por isso, Pamela Eyring, presidente da PSOW (Escola de Protocolo de Washington), elaborou para a agência de notícias Reuters uma lista que resume a etiqueta no uso dos telefones celulares.

"Conversas e mensagens de texto tendem a distrair as pessoas daquilo que acontece na frente deles. O usuários de telefone celular deve ser ponderado, cortês e respeitar as pessoas a sua volta", afirma. Confira a seguir as dicas da especialista.

Respeito

Respeite as pessoas que estão com você. Quando você interage cara a cara com outras pessoas, seja em uma reunião ou em uma conversa, dê a elas sua atenção completa. Evite trocar mensagens de texto ou atender a ligações. Se uma ligação for importante, desculpe-se e peça permissão antes de aceitá-la.

Tom de voz

Não grite. Uma pessoa fala, em média, três vezes mais alto em um telefone celular do que em uma conversa cara a cara. Preste atenção no seu volume.

À mesa

Seja uma boa companhia para jantar. Ninguém quer ser audiência cativa de uma conversa de terceiros no telefone celular. Ou sentar em silêncio enquanto seu companheiro de mesa troca mensagens com alguém. Coloque sempre seu telefone no silencioso e o guarde antes de sentar. Nunca o coloque sobre a mesa.

Silêncio

Não ignore as zonas universais de silêncio, como teatro, igreja, biblioteca, a apresentação de sua filha e velórios.

Caixa postal

Deixe a caixa postal fazer seu trabalho. Quando estiver com alguém, deixe que a caixa postal lide com as ligações não urgentes.

Garçons

Não deixe o garçom esperando. Quando for sua vez na fila ou hora de fazer um pedido, fique disponível para o funcionário. Fazer as pessoas esperarem você terminar uma ligação pessoal nunca é aceitável. Se a ligação for importante, saia da mesa ou da fila.

Motorista

Não troque mensagens de texto enquanto dirige. Nenhuma mensagem é tão importante.

Discrição

Seja discreto nas discussões. Ninguém pode ouvir a outra pessoa ao telefone, então tudo o que veem é você gritando.

Linguagem

Preste atenção em seu vocabulário. Uma regra: se você não entraria em um local público com uma palavra específica ou comentário estampado em sua camiseta, não use esses termos em uma conversa de celular.

Espaço

Respeite o espaço dos outros. Se usar seu telefone em público, mantenha uma distância de pelo menos três metros das outras pessoas.

Cultura

Conheça as regras internacionais de etiqueta ao telefone. Elas variam de país para país.

Fonte: UOL