Apple anunciou nesta quarta novo iPhone com tela 4 polegadas e conexão à rede 4G

Apple anunciou nesta quarta novo iPhone com tela 4 polegadas e conexão à rede 4G

Especialistas também estimam que novos iPods serão lançados.

A Apple anunciou, nesta quarta-feira (12), o lançamento do seu novo smartphone, o iPhone 5. O aparelho é a sexta geração do iPhone, cujo primeiro modelo foi lançado em 2007, e vem com uma tela maior do que a versão anterior e compatibilidade com a rede 4G.

A tela do iPhone 5, agora com 4 polegadas, também vem com resolução de 1136x640 e 326 ppi (esse número representa o número de pontos colocados na tela, em relação a cada polegada). Ele chega 18% mais fino e 20% mais leve que o modelo anterior, o iPhone 4S. "É o smartphone mais fino do mundo", disse Phil Schiller, executivo da Apple.

Outra novidade do aparelho é o chip A6, um novo processador, que, segundo a Apple, é duas vezes mais rápido que seu antecessor.



Além disso, a empresa diz que ele é mais eficiente na administração da energia do aparelho. Schiller promete que a bateria do iPhone 5 dura oito horas na navegação 3G ou 4G, dez horas com o aparelho conectado a uma rede Wi-Fi ou exibindo vídeos e aguenta 40 horas tocando música.

A câmera principal do celular (a traseira) segue com 8 MP, como na versão anterior do iPhone, mas agora traz um recurso que permite fazer fotos panorâmicas sem a necessidade de um aplicativo extra --as panorâmicas chegam a ter a resolução de 28 MP, diz a Apple. Uma ferramenta da nova câmera também permite bater fotos enquanto se grava um vídeo.

Já a câmera frontal, usada para fazer videochamadas, agora grava vídeos com resolução 720p e tem um recurso de detecção facial.

O iPhone 5 também virá equipado com um microfone extra --agora são três: um na base, um na frente e outro na parte traseira.

Novo conector

Confirmando uma série de rumores, a Apple anunciou uma mudança no conector que liga o smartphone aos computadores e ao seu carregador. O novo conector se chama Lighting e é 80% menor que seu antecessor, segundo a companhia.

A Apple também afirmou que fornecerá acessórios para que os modelos antigos possam ser adaptados ao novo formato.

Novo sistema operacional

A Apple apresentou oficialmente o novo sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 6. O software já havia sido disponibilizado, em fase de testes, aos desenvolvedores.

Uma das grandes mudanças trazidas pelo iOS 6 é a troca do serviço de mapas: o Google Maps foi trocado por uma ferramenta própria da Apple, que traz funções como a navegação em 3D pelo caminho fornecido pelo usuário. No aplicativo de mapas da Apple, é possível navegar pelas ruas como se navega pelo Street View, do Google.

O iCloud também ganhou uma atualização, com um recurso que permite que o usuário compartilhe suas abas abertas no navegador do seu desktop com o celular. Será possível compartilhar a navegação não apenas do Safari (programa desenvolvido pela Apple), mas também do Chorme (do Google) e do Firefox.

A Siri, assistente comandada por voz do iPhone, também ganhou melhoras. Agora, a assistente traz informações mais completas e com novas informações gráficas, diz a Apple. Segundo a empresa, você pode reservar restaurantes via Siri, abrir aplicativos por voz e até postar diretamente informações no Facebook.

Evento de lançamento

Tim Cook, o CEO da companhia, deu início ao evento. Ele começou seu discurso falandodas novas lojas da Apple, incluindo uma em Barcelona (Espanha). "Nós passamos dois anos e meio trabalhando em cada detalhe da loja", disse. Segundo ele, trata-se de uma das maiores lojas da companhia em todo o mundo.

O CEO da companhia, que substituiu Steve Jobs, também contou que 17 milhões de iPads foram vendidos entre abril e junho deste ano --segundo ele, trata-se de um recorde. "Vendemos mais iPads do que qualquer fabricante de PCs vendeu em toda a sua linha de PCs", afirmou. Ele contou que, em 2011, o iPad tinha 62% do mercado e agora alcançou 68%.













Fonte: G1