Apple começa testes com processador A6 para gadgets

O novo processador será baseado na arquitetura ARM e substuirá o atual A5

A Apple começou a experimentar em seus laboratórios os novos processadores A6, para serem usados nos próximos lançamentos. A produção será feita em parceria com a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), com previsão de terminar no primeiro trimestre do ano que vem. O A6 começará a fazer parte dos aparelhos no segundo trimestre de 2012.

O novo processador será baseado na arquitetura ARM e substuirá o atual A5, presente no iPad 2. A ação também fará com que a empresa se desvincule da Samsung, atual produtora dos processadores, dando preferência à TSMC. A relação entre a Apple e a Samsung já não andava muito boa devido aos recentes rumores de que a empresa coreana estaria copiando segredos presentes no iPhone e iPad para favorecer seus produtos que são concorrentes diretos daqueles, como o Samsung Galaxy Tab e o Galaxy S.

O que poderia dificultar a transição e fazer com que o A6 demorasse para chegar ao mercado é o custo de licenciamento de propriedade intelectual que está em posse da Samsung. A equipe de Steve Jobs terá que lidar com isso de forma diplomática. Porém, apesar do interesse da Apple de se desvincular da Samsung, uma das alternativas é que a TSMC tenha, de início, apenas 20 ou 30% da produção do novo processador A6, o que já introduziria outra empresa no processo, pressionando a Samsung a desfazer a atual parceria.

Fonte: Tech Tudo