Aplicativo Iphone promovem conversa com tradução instantânea em 7 idiomas

Aplicativo Iphone promovem conversa com tradução instantânea em 7 idiomas

Na tela inicial, o usuário escolhe sua língua (há sete opções, por enquanto; o português não é uma delas) e a de seu interlocutor

Soa futurista, mas já é realidade: ferramentas tecnológicas promovem conversas entre pessoas de idiomas diferentes. Aplicativos para iOS e Android podem colher o que você diz e, com vozes sintetizadas, reproduzir sua mensagem em outra língua.

A interface do recém-lançado Vocre, voltado para iPhone, revela seu propósito específico de promover diálogos entre pessoas de idiomas diferentes.

Na tela inicial, o usuário escolhe sua língua (há sete opções, por enquanto; o português não é uma delas) e a de seu interlocutor.

A partir daí, comanda o aplicativo pelo acelerômetro e não precisa mais tocar na tela. Girando e movendo o iPhone, pode dialogar com um estrangeiro.

O Google Tradutor, para iOS e Android, é menos prático, mas já inclui mais de 50 idiomas. Nesta quinta-feira (13), a empresa acrescentou 14 idiomas, incluindo o português do Brasil, ao modo de conversação, que antes só funcionava em espanhol e inglês.

Com os dois aplicativos, ambos gratuitos, o entendimento entre as duas partes fica à mercê do reconhecimento de fala --que é melhor no Vocre e pode ser corrigido pelo teclado em ambos-- e da tradução, que é eficiente nos dois, mas, obviamente, não pode ser corrigida.

Outra opção de tradutor bilíngue é o Jibbigo, para iOS e Android. Ele vem sem nenhuma língua pré-instalada, e o usuário precisa pagar por cada par de idiomas.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br