Boston testa aplicativo que mapeia buracos nas ruas

O app usa o acelerômetro dos smartphones para identificar a localização dos buracos na cidade

A prefeitura de Boston, nos Estados Unidos, está utilizando a tecnologia dos smartphones para ajudar na identificação e reparo de buracos nas ruas da cidade. Um novo aplicativo está em teste e faz o mapeamento das ruas da cidade, marcando a localização dos buracos e enviando as informações para a prefeitura.

O aplicativo Street Bump ainda está em desenvolvimento e usa o acelerômetro do smartphone para ?sentir? onde estão os buracos nas ruas e marca sua localização com os dados de GPS. Assim que uma localização é feita, os dados são enviados automaticamente para as autoridades municipais responsáveis, conta o site Dvice.

De acordo com a prefeitura, o sistema conta com a voluntariedade dos cidadãos donos de smartphones e pode identificar rachaduras e falhas no asfalto, antes que eles se tornem um problema de segurança para os motoristas.

Os cidadãos de Boston ainda podem ajudar de outras formas as autoridades da cidade, conta o site do jornal The Boston Globe. Com o sistema Citizen Connect, donos de smartphones já podem enviar informações sobre buracos, pichações e calçadas com problemas, por exemplo.

O aplicativo ainda tem alguns problemas em diferenciar buracos de irregularidades normais das vias e, em breve, os desenvolvedores do aplicativo pretendem lançar um desafio, com um prêmio de U$ 25 mil (cerca de R$ 42 mil), para que outros desenvolvedores também possam se interessar em ajudar a tornar o aplicativo ainda melhor.

Fonte: IG