Campus Party ensina fazer bons vídeos usando câmera do celular

Campus Party ensina fazer bons vídeos usando câmera do celular

Duca Mendes e Américo Fazio, do canal Audiovisuando, palestraram sobre criação de conteúdo para vídeos profissionais

Os vlogueiros Américo Fázio e Duca Mendes, ambos do canal Audiovisuando, trouxeram a Open Campus, parte da Campus Party acessível a todos, um divertido workshop sobre criação de conteúdo. Utilizando como recurso principal um smartphone, a dupla mostrou que nem sempre o diferencial é um bom equipamento, mas sim, uma boa ideia.

Roteiro

Antes de pegar a câmera (ou o celular) e começar a gravar, escreva tudo que se passará na sua gravação. O texto, a ordem das ações (cenas), tudo isso deve estar registrado para quem nenhum dos integrantes da gravação se perca durante a sua parte ou esqueça o que deve ser feito. Descreva como a história será contada: se será de forma narrativa, com uma voz ao fundo, ou diferente disso.

Fotografia

Tenha a preocupação de manter o foco da cena enquadrado. Não é difícil ver vídeos onde a testa da pessoa é ?cortada? da tela ou então uma entrevista em que aparece mais o repórter do que o entrevistado. Tenha cuidado também com a luz do ambiente em que está ocorrendo a gravação. Não realize filmagens contra-luz, a menos que seja intencional para mostrar apenas a silhueta ou criar um ambiente diferente na gravação. Isso fará com que a luz no foco da cena seja perdida, deixando a imagem mais escura.

?Uma câmera de smartphone é mais que suficiente para gravar.?, afirma Duca. Ainda neste tópico, eles indicam desabilitar o foco automático dessas câmeras para que ela não fique tentando ajustar foco em momentos inconvenientes.

Áudio

Nesta parte a preocupação deve ser a forma como o áudio será captado, como a locução será feita e como a trilha sonora será implementada. Utilizando uma ferramenta muito útil, Duca apresentou o "SmartLav", um microfone de lapela que pode ser conectado ao smartphone, cujo o áudio é impressionante para o tamanho e preço.

Não se esqueça também de utilizar trilhas sonoras que não interfiram no áudio de seu vídeo e que sejam de acordo com a cena apresentada. Caso não possua um bom microfone, fique atento ao utilizar o integrado ao celular, pois dependendo do ambiente em que você esteja, o som poderá sair distorcido, atrapalhando a qualidade do vídeo.

Edição/Trilha

A edição é a parte em que você trabalhará a sensação que quer causar no público. Caso seja um vídeo de terror, por exemplo, trabalhe o áudio de forma que faça o público sentir o que você almeja: medo, terror, suspense, arrepio ... Perceba que em filmes como "O silêncio dos inocentes", que conta a história de Hannibal Lecter, o áudio é essencial para imersão do espectador. Utilize efeitos sonoros em suas gravações e não esqueça de estabilizar o som, para que um não fique mais alto que o outro.

Distribuição

Onde seu vídeo será disponibilizado? Youtube, Vine ou outro canal de comunicação? Não se esqueça de utilizar redes sociais a seu favor, elas serão uma ótima ferramenta de divulgação do seu trabalho.

Gravação

?O melhor equipamento é o seu?, destaca Duca e Américo. ?Uma gravação é imagem em movimento, por isso, não deixe seu video ?parado?, movimente a câmera no decorrer da gravação, mesmo que fazendo um leve deslizar para os lados?, aconselha a dupla dando como exemplo uma ferramenta bem simples: ?você pode apoiar seu celular sobre um livro, e deslizar o livro para os lados sobre uma plataforma, dando um efeito linear de movimento?.

Tenha um foco em sua filmagem: saiba o que vai gravar e grave somente o necessário para não lotar seu cartão de memória com informações que não serão uteis. Tenha um tempo correto para gravar, não gaste vários segundos ou minutos gravando uma cena que não precisa ser prolongada, como a fachada do local onde se está visitando, por exemplo.

Público

Saiba identificar seu público alvo e descubra do que ele gosta, por exemplo: se seu público é gamer, ele provavelmente irá querer ver os últimos lançamentos, os gameplays, e etc. Analise variáveis como a plataforma em que ele visualizará seu filme: será móvel ou computador? Portátil ou videogame? A partir disso, você poderá criar videos de duração e relevância correta para o público em questão.

Fonte: Tech Tudo