Carro movido a ar comprimido quase não polui; conheça!

Carro é arquitetado pela empresa de tecnologia MDI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O AirPod é um carro movido a ar comprimido arquitetado pela empresa de tecnologia MDI, de Luxemburgo, e pela companhia automotiva indiana Tata Motors. Ao contrário do que parece, o veículo não se movimenta por meio de um jato de ar que o impulsiona para frente, como em filmes de ficção.

Ao contar apenas com três rodas, ele utiliza motores pneumáticos que agem com o ar pressurizado para conduzir os pistões. Esses, por sua vez, dão mobilidade ao carro, que não possui um volante. A direção se dá por uma espécie de "joystick".

"Caramba! Como ninguém pensou em usar ar comprimido em carros antes"? Essa ideia não é tão revolucionária assim. Os antigos bondes, comuns no início do século 20, já faziam uso de tecnologia semelhante... Mas o que o francês Guy Nègre, criador da MDI, quis desenvolver foi um carro compacto, com um preço atraente e poluição nula para circular nos centros urbanos.

Ao misturar uma tecnologia antiga com um design futurista, o AirPod possui capacidade para três pessoas, motorista incluso, pesa 200 quilos e tem um tanque de combustível com capacidade para 175 litros de ar. Segundo a MDI, o carro tem autonomia de 128 quilômetros, é capaz de alcançar até 80 km/h e pode ser abastecido em cinco minutos ao custo de apenas um euro - isso porque na Europa e em alguns estados dos EUA, o uso do calibrador de pneus em postos de gasolina é cobrado.

A empresa também desenvolveu um modelo com uma opção que aumenta a autonomia do veículo para 800 quilômetros com a adição de gasolina, que seria usada no aquecimento do ar na câmara de compressão. Nesse modelo, especificamente, haveria a emissão de gases como o óxido de azoto e CO2 na atmosfera, porém em baixas quantidades.

A estrutura do AirPod é leve e, seguindo o modelo do SmartCar, é pequeno e compacto. O problema é que quem fica no banco de trás precisa se sentar de costas para os demais tripulantes. Outra questão que deixa a desejar é a estabilidade do carro, principalmente em estradas pouco planas.

Ar comprimido

A empresa MDI, de Luxemburgo, que está fornecendo os motores para a Tata Motors, já pesquisa ferramentas de tecnologia que utilizam ar comprimido há mais de vinte anos. Aparentemente, o Tata Group comprou a tecnologia do motor a ar comprimido para ser usada nos modelos do Tata Nano, considerado um dos carros mais baratos do mundo, e assim deixar o veículo ainda mais econômico para o consumidor indiano.

Atualmente, a tecnologia também foi comprada pelo grupo americano Zero Pollution Motors, que procura introduzir o veículo no mercado dos EUA , bastante receptivo aos veículos de energia limpa.

Protótipos estão sendo testados pela KLM e AirFrance para serem usados como veículos de emissão zero nos aeroportos de Amsterdam e Paris, respectivamente.

O AirPod foi para segunda fase de testes antes do lançamento oficial e ainda não tem preço definido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES