Celular roubado? Veja passo a passo de como bloquear aparelho com o novo app do governo

Essa solução atuará como um “botão de segurança”, visando bloquear em até dez minutos os aplicativos de redes bancárias e serviços

Nova plataforma do governo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O "Celular Seguro", uma ferramenta desenvolvida pelo governo federal para bloquear instantaneamente aparelhos roubados, será lançado nesta terça-feira (19). Por meio de um aplicativo e de um site exclusivo hospedado no portal Gov.br, essa solução atuará como um "botão de segurança", visando bloquear em até dez minutos os aplicativos de redes bancárias e serviços, prevenindo acessos não autorizados.

A ativação do "Celular Seguro" pode ser realizada pela vítima ou por uma pessoa de confiança previamente cadastrada. Além disso, as mensagens via SMS também serão interrompidas. Para utilizar a ferramenta, é necessário possuir um cadastro no Gov.br. Confira abaixo o passo a passo para acionar a plataforma em caso de roubo ou furto do celular, conforme divulgado pelo governo:

Como vai funcionar o Celular Seguro — Foto: Editoria de Arte Passos para acionar o "Celular Seguro"

  1. 1. Baixe o aplicativo "Celular Seguro" na loja correspondente ao seu sistema operacional (Google Play, para Android, ou App Store, para iOS).
  2. 2. Faça o login usando a conta Gov.br (ou crie uma, se não possuir). Em seguida, leia os termos de uso, que detalham as instituições participantes, e clique em "Concordo".
  3. 3. Na página inicial, é possível cadastrar pessoas de confiança e registrar o número do celular. Nesta página, está disponível também o botão para registrar a ocorrência.

Detalhes sobre o cadastro

  1. Cadastrar Contato: Ao cadastrar uma pessoa como confiável, ela poderá visualizar seu aparelho em seu perfil. Isso permite que, em caso de incidente com seu celular, ela crie uma ocorrência em seu nome por meio do aplicativo. A escolha de pessoas de confiança deve ser feita com cuidado.
  2. Cadastrar Telefone: Não há limite para o número de dispositivos, mas a linha do aparelho deve estar registrada no seu CPF para que o alerta seja eficaz.

Registro da ocorrência

Em caso de roubo, perda ou furto do aparelho, você ou a pessoa de confiança indicada pode criar uma ocorrência pelo aplicativo ou pelo site. Siga estes passos:

  1. 1. Selecione o número do aparelho em "Meus Telefones" ou "Telefones de Confiança".
  2. 2. Visualize a lista de todos os aparelhos cadastrados e escolha o que teve o problema.
  3. 3. Clique em "Alerta" para criar uma ocorrência, registrando os detalhes do incidente.
  4. 4. Após a emissão da ocorrência, será fornecido um número de protocolo, que deve ser mantido. Esse protocolo inclui a data do registro, o número do telefone bloqueado e o CPF do solicitante.

Uma vez registrada a ocorrência, o aplicativo fará a integração com as instituições participantes, permitindo o compartilhamento de dados com operadoras de telefonia para a suspensão do dispositivo e serviços financeiros vinculados a bancos e financeiras.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES