CES 2014: Mozilla leva Firefox OS para TVs Panasonic, tablet e PCs

CES 2014: Mozilla leva Firefox OS para TVs Panasonic, tablet e PCs

Segundo o vice presidente da Panasonic, Merwan Mereby, a parceria foi firmada devido a falta de opções no mercado

A Mozilla anunciou durante o CES 2014 que firmou uma aliança com a Panasonic para lançar uma linha de Smart TVs equipadas com o Firefox OS. Na segunda-feira (6), a empresa também explicou os planos futuros para o novo sistema operacional, que foi lançado para smartphones em 2013, e que incluem novas versões para tablets e desktops nos próximos meses do ano.

Segundo o vice presidente da Panasonic, Merwan Mereby, a parceria foi firmada devido a falta de opções no mercado. "Não existem alternativas que sejam verdadeiramente abertas", justifica.

O problema seria que as duas opções atuais mais comuns, Android (Google) e iOS (Apple), são controlados pelas duas grandes corporações que dominam o mercado, o que os tornaria inviáveis.

A grande diferença em relação ao Firefox OS é a possibilidade de operar uma loja virtual própria, com aplicativos e conteúdo da Panasonic. Da mesma forma, os desenvolvedores que querem criar aplicativos e conteúdo podem fazê-lo sem depender de autorização das lojas oficiais.

A parceria também foi comemorada pela Mozilla. "Estamos felizes em poder levar o Firefox OS para novas plataformas", disse o vice-presidente de dispositivos móveis da empresa. "O serviço vai permitir que desenvolvedores e provedores criem uma nova experiência para o usuário e nós vemos um forte alinhamento entre as visões das duas empresas", completa.

A parceria entre a Mozilla e a Panasonic não é exclusiva, mas a empresa de eletrônicos é será a primeira a apostar em uma televisão com o Firefox OS. A ideia principal é utilizar tecnologias da web e HTML 5, comuns em outros equipamentos, para criar conteúdos personalizados e otimizados para Internet. O API web também vai permitir que as TVs monitorem e operem equipamentos a distância.

O sistema operacional também vai ter funções como menus e guias de programação, que são usados como programas embedados, mas que terão de ser reescritos em HTML5. Será possível criar interfaces personalizadas com favoritos e novas funções para múltiplos usuários das Smart TVs.

Firefox OS para tablets e desktop

A Mozilla também divulgou que está trabalhando em um programa de contribuições para acelerar o desenvolvimento do Firefox OS para tablets. Os planos incluem dar acesso a certos contribuidores para recursos e hardwares de referência. O programa está em fase inicial e vai incluir tablets desenvolvidos pela Foxconn, cuja parceria com a Mozilla foi revelada em junho de 2012.

Segundo a empresa, o hardware tem que estar disponível antes do software para garantir que os contribuidores possam otimizar o Firefox OS de acordo. As especificações preliminares do tablet são tela InFocus 10″ 1280×800, 16 GB de armazenamento, 2 GB de memória RAM, 580g de peso e dimensões estimadas de 267x171x9.7mm.

"A ideia é construir o primeiro sistema operacional aberto para tablets", aponta o vice-presidente de equipamentos móveis da Mozilla, Andreas Gal. Ele acrescenta que é difícil prever quando a primeira versão do equipamento estará disponível para o consumidor final em todo o mundo.

A Mozilla também quer que o Firefox OS esteja disponível no desktop. Como o sistema é em código aberto, outras empresas podem fazer modificações e criar uma forma mais adequada ao computador.

A VIA, que está criando sua própria versão, anunciou dois novos dispositivos - chamados Paper e Rock - que vão oferecer um preview do Firefox OS em um desktop. O Rock é uma placa mãe que pode ser instalada em qualquer PC, enquanto o Paper é um computador completo. Os dois serão lançados para pessoas interessadas em usar o sistema operacional e ajudar no seu desenvolvimento.

Fonte: Tech Tudo