Cientistas criam material tão escuro que é invisível

Cientistas criam material tão escuro que é invisível

De tão escuro que é, fica invisível ao olho humano.

Cientistas britânicos criaram um novo material que é tão escuro, mas tão escuro, que é impossível enxergá-lo. O nome que seus criadores deram a ele é Vantablack.

O olho humano não é capaz de enxergar o Vantablack, pois ele apenas reflete 0,04% da luz. É tão pouco que qualquer objeto coberto por ele parece um breu.

Seus contornos externos poderiam ser vistos contra um fundo mais claro. Mas seria impossível distinguir qualquer detalhe no objeto, mesmo se a superfície fosse completamente irregular.

O material poderá ser usado em diversas áreas. De acordo com a Surrey NanoSystems, a empresa que desenvolveu o Vantablack, ele pode ser usado em observações astronômicas.

Câmeras, telescópios e escâneres infravermelhos funcionarão melhor se forem construídos com o material. Ele vai evitar a reflexão de luz nas superfícies internas, que poderia reduzir a qualidade das fotos astronômicas.

A Surrey NanoSystems também afirma que ele pode ser usado para fins militares, mas não detalha esse uso. Especulando, não é difícil imaginar o Vantablack sendo utilizado para camuflagem.

O material será apresentado pela empresa na feira aeroespacial Farnborough International Air Show. Ela acontece nesta semana na Inglaterra.

No comunicado de anúncio do Vantablack, o chefe de tecnologia da Surrey NanoSystems, Ben Jensen, explica o material. Ele é feito com nanotubos de carbono que absorvem 99,96% da luz que entra.

?Agora estamos ampliando a produção para alcançar os requisitos de nossos clientes dos setores espacial e de defesa?, afirma Jensen. Informações precisas sobre os custos de produção não foram divulgadas pela empresa, que diz apenas que ele é ?muito caro?.

Fonte: Exame