Cientistas descobrem espécie de pássaro careca

Apresenta uma fina linha de penas parecidas com cabelo no centro da parte superior da cabeça

Um pássaro ?careca? descoberto no Laos é a primeira nova espécie de ave canora (que canta) registrada na Ásia nos últimos 100 anos, informou a Wildlife Conservation Society (WCS). O pássaro, que tem a "cabeça careca", foi identificado por cientistas da WCS e da Universidade de Melbourne. A descoberta foi publicada na edição de julho da revista ?Forktail?, especializada em pássaros orientais. Para ler o estudo descritivo completo (em inglês), clique aqui .

"Este estudo descreve uma nova espécie canora asiática pela primeira vez em 100 anos", escreveram os cientistas, que viram o animal pela primeira vez em picos rochosos da província de Savannakhet, no Laos, no fim do ano passado.

A ave, batizada de Búlbulo de Cara Pelada (o nome científico é Pycnonotus hualon), não é completamente careca, mas apresenta uma fina linha de penas parecidas com cabelo no centro da parte superior da cabeça ? um "topete". Além disso, seu rosto cor-de-rosa não tem penas, e seus olhos são rodeados por uma coloração azul, descreve a WCS.

"Sua aparente preferência por hábitats inóspitos ajuda a explicar porque um pássaro tão extraordinário, de hábitos notáveis e canto distinto permaneceu desconhecido por tanto tempo", avaliou Iain Woxvold, cientista da Universidade de Melbourne que integrava a equipe de pesquisadores responsável pela descoberta.

"Localizar uma nova espécie de pássaro é muito raro hoje em dia?, comemorou Peter Clyne, diretor assistente de Programas Asiáticos da WCS. O projeto foi financiado por uma mineradora, a Minerals and Metals Group.

Fonte: g1, www.g1.com.br