Veja a lista com cinco invenções que foram criadas por brasileiros

Veja a lista com cinco invenções que foram criadas por brasileiros

Pouca gente sabe, mas muitas ideias interessantes surgiram no Brasil

Invenções que mudaram o relacionamento das pessoas com o mundo. Pouca gente sabe, mas muitas ideias interessantes surgiram no Brasil, sejam elas no segmento tecnológico, de saúde ou de serviços. Confira a lista a seguir algumas das invenções mais bacanas que tiveram origem em terras brasileiras.

Urna eletrônica

Desenvolvida pelo juiz eleitoral Carlos Prudêncio em parceria com seu irmão Roberto Prudêncio, proprietário de uma empresa de informática, o primeiro modelo eficientemente interessante foi testado em 1988 em Santa Catarina. Após alguns anos de aperfeiçoamento, a primeira eleição computadorizada aconteceu, também em Santa Catarina, na cidade de Xaxim em 1995. A partir dessas experiências, diversas implementações foram realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para que o sistema continuasse em desenvolvimento e pudesse ser implantando em todo o país.

Atualmente, o Brasil é o país responsável pela maior eleição informatizada do mundo e, consequentemente, a com apuração proporcional mais rápida. O modelo foi criado e desenvolvido de forma satisfatória, e gerou interesse de diversos outros países na tecnologia.

Bina/Identificador de chamadas

Esta é, talvez, uma das surpresas inventivas da nação. O inventor do sistema de identificação de chamada é um brasileiro de Belo Horizonte e atende pelo nome de Nélio Nicolai. Ele criou em 1982 o Bina, aparelho identificador de chamadas.


Cinco invenções que foram criadas no Brasil

No entanto, Nélio foi desacreditado pelo governo na época. Mesmo tendo a patente do produto, ele atualmente trava uma batalha sem precedentes contra as operadoras de telefonia fixa e celular ao redor do mundo, pois nunca ganhou nada com a invenção. O inventor estima que o valor dos royalties mensais que deveriam entrar em sua conta gira em torno de US$ 4 bilhões.

Transmissão radiofônica

Muito é dito sobre as primeiras transmissões da voz humana por sinal de rádio, mas atualmente o padre gaúcho Roberto Landell de Moura tem conseguido certo reconhecimento como pai da tecnologia que revolucionou a comunicação ao redor do mundo.


Cinco invenções que foram criadas no Brasil

Isso deve-se, principalmente, ao fato de Landell já ter patenteado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, dois equipamentos, antes do ano de 1900, devidamente testados, capazes de realizar a transmissão de sons por distâncias impensáveis à época. Um de seus testes mais famosos foi realizado em São Paulo no último ano do século XVIII, no qual ouviu-se a voz do padre a alguns quilômetros de distância. Os outros inventos do segmento desenvolvidos por outros cientistas fora do Brasil, testados em datas próximas, conseguiam apenas enviar sinais telegráficos a uma distância curta.

Porém, as descobertas de Landell não obtiveram apoio do governo brasileiro e nem mesmo da iniciativa privada, fazendo com que o padre abandonasse os experimentos algum tempo depois. Um detalhe interessante: Landell de Moura nessa época já antevia projetos ligados a transmissão de imagens e textos à distância e sem fios.

Consta ainda que o sacerdote tinha algumas ideias referentes ao desenvolvimento do controle remoto para rádio. Porém, os fatores citados anteriormente o forçaram a desistir da carreira cientifica e seu reconhecimento como pai do rádio ainda hoje não condiz com o sucesso de sua experiência.

Walkman

Andreas Pavel é brasileiro por opção. Nasceu na Alemanha, em 1945, e mudou-se com sua família para o país tropical aos seis anos. Durante uma viagem pela Europa, em 1972, deu-se o estalo: criar um aparelho com o qual o filósofo, formado pela USP (Universidade de São Paulo), pudesse ouvir suas músicas em qualquer lugar. Durante a viagem, ele pesquisou como fazer, montou o equipamento e o patenteou na Itália, batizando-o de ?Stereobelt?. Tentou vender a ideia para algumas das grandes fabricantes de produtos sonoros da época, mas não houve interesse.


Cinco invenções que foram criadas no Brasil

Até que, em 1979, a Sony colocou no mercado o Walkman, um produto que bateu recordes de vendas ao redor do mundo. Pavel negociou os direitos sobre a invenção até 2004, quando assinou um acordo com a empresa japonesa ? cujas cifras permanecem em sigilo. Pavel também é ?dono? de uma patente nos Estados Unidos referente à execução de músicas no celular. Ou seja: um criador e decifrador de tendências eletrônicas musicais.

Avião e o relógio de pulso

Este é, provavelmente, o nome mais conhecido da lista. Alberto Santos Dumont foi um escritor e inventor que teve como uma de suas principais conquistas a invenção do avião. No entanto, muito discute-se a respeito de quem inventou esse equipamento. Dumont levantou voo usando somente o motor de seu 14 Bis, mas os irmãos Wright, três anos antes, já haviam conseguido fazer com que seu avião voasse com a ajuda de uma catapulta. Uma discussão mais de orgulho patriótico do que racional.


Cinco invenções que foram criadas no Brasil

Outra importante invenção do brasileiro é o relógio de pulso que, de acordo com historiadores, deveu-se a necessidade de ver as horas sem que as mãos precisassem sair do manche. Com certeza, um brasileiro especial.

Fonte: Tech Tudo