Como descartar celulares, tablets, notebooks, baterias e  gadgets?

Como descartar celulares, tablets, notebooks, baterias e gadgets?

A criação desses locais de descarte foi uma das determinações incluídas na Política Nacional de Resíduos Sólidos

Às vésperas da conferência Rio+20, a ser realizada no Rio de Janeiro, onde será discutido o desenvolvimento sustentável no planeta, o Brasil ainda vive um problema sério quando se fala em despejo de produtos eletrônicos. Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgado em 2010, o Brasil é o país emergente que mais produz lixo eletrônico per capita a cada ano (cerca de meio quilo).

Infelizmente, uma parte desse lixo é descartada incorretamente ou mantida praticamente como peça de museu de eletrônicos nas casas dos amantes de tecnologia. O que muita gente não sabe, no entanto, é que existem lugares para encaminhar seus antigos aparelhos ao descartá-los.

A criação desses locais de descarte foi uma das determinações incluídas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde o fim de 2010 e que tenta corrigir diversos problemas relacionados ao lixo. A nova lei institui que os fabricantes, comerciantes, importadoras e distribuidoras de produtos eletroeletrônicos devem criar sistemas de logística reversa para garantir o despejo correto do lixo.

Portanto, você pode devolver seus antigos gadgets às lojas onde comprou ou as suas respectivas fabricantes.

Se tratado incorretamente, o aparelho eletrônico pode trazer diversos danos à natureza. Esse tipo de produto tem em sua composição substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, berílio e arsênio. Também são utilizados compostos químicos retardantes de chamas e PVC, cuja decomposição pode levar séculos para ocorrer naturalmente. A exposição direta ou indireta a esses elementos pode causar distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, além de câncer e outras doenças.

Para combater esse perigo à saúde e ao meio ambiente, consulte a lista abaixo e saiba como entrar em contato com algumas marcas, órgãos públicos ou ONGs e entregar seus antigos gadgets para reciclagem.

Motorola

O projeto ECOMOTO coleta telefones celulares, rádios de comunicação, baterias e acessórios. Os recipientes podem ser encontrados nesses endereços.

LG

Através da ação Coleta Inteligente, a empresa encaminha computadores, mini-systems, geladeiras, baterias e outros tipos de eletrodomésticos descartados de qualquer marca para empresas especializadas em reciclagem. Consulte os postos de coleta nesse link.

Apple

A fabricante do iPhone e do iPad recicla seus produtos no Brasil. Para se informar melhor sobre isso, ligue para 0800 772 3126 ou envie um e-mail para [email protected] .

Nokia

O programa de reciclagem da companhia recolhe aparelhos antigos da Nokia e seus acessórios em pontos de coleta, de assistência técnica autorizada ou pelos Correios. Os produtos também podem ser entregues em lojas do Grupo Pão de Açúcar através do programa Alô, Recicle.

Sony

A empresa recolhe pilhas e baterias descartadas em postos de serviço autorizado ou nas lojas Sony Store. Mais informações nos telefones 4003 7669 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 880 7669 (demais localidades).

Dell

A empresa vai até à casa do cliente buscar computadores velhos, impressoras, scanners e outros produtos da marca. É tudo gratuito, mas você deverá arcar com uma taxa se resolver cancelar a coleta num prazo de dois dias úteis antes da data programada.

HP

A HP possui programas de reciclagem de equipamentos, baterias e suprimentos de impressão da marca. Clique nos links para se informar melhor sobre o processo de coleta desses produtos.

Itautec

A empresa possui 33 filiais no Brasil prontas para recolher equipamentos eletrônicos de sua marca. Antes de aparecer em um deles, é preciso entrar em contato com a companhia no e-mail [email protected]

Positivo

A fabricante recicla os equipamentos eletrônicos de sua marca. Para saber como proceder, entre em contato no e-mail [email protected] ou nos telefones 4002 6440 (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) ou 0800 644 7500 (demais localidades).

Vivo, TIM, Claro e Oi

As principais operadoras de celular do país disponibilizam urnas de coletas de celulares e baterias em suas lojas no Brasil.

Coopermiti

Esta ONG dedica-se à reciclagem de lixo eletrônico. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a empresa agenda a retirada de gadgets na capital paulista através de seu site na internet.

Comlurb

A companhia responsável pela limpeza urbana do Rio de Janeiro espalhou pela cidade 560 cestas, identificadas na cor verde, dedicadas à coleta de pilhas e baterias. Para o resgate de computadores, impressoras e outros equipamentos eletrônicos, o cidadão deve entrar em contato com a prefeitura através do número 1746, ou por meio do aplicativo do serviço disponível para iPhone e Android.

Há, ainda, diversas instituições beneficentes que coletam equipamentos eletrônicos para utilizarem em seus projetos sociais, assim como várias outras ONGs que encaminham para reciclagem. Para uma lista com algumas delas, consulte o Mutirão do Lixo Eletrônico, o E-Lixo e o site Lixo Eletrônico.

Se a fabricante do produto a ser descartado não estiver sido listada acima, consulte o manual e procure mais informações sobre como reciclar seu gadget. Buscar orientações junto à prefeitura da sua cidade também é recomendável, assim como na loja onde você comprou.

Fonte: techtudo.com.br