Comprar iPhone 5 ou esperar pelo Galaxy S4: o que fazer? Saiba

Comprar iPhone 5 ou esperar pelo Galaxy S4: o que fazer? Saiba

É difícil dizer se vale a pena esperar pelo novo Galaxy, pois o produto ainda está encoberto em rumores

O iPhone 5 chega às lojas brasileiras na próxima sexta-feira (14), mas um aparelho que promete desbancar o smartphone da Apple já começa a aparecer no horizonte: o Galaxy S4, da Samsung. De acordo com recentes rumores, o aparelho pode ser lançado entre janeiro e abril de 2013, com tecnologias inovadoras e especificações muito avançadas. Assim, fica a questão: vale mais a pena comprar o novo iPhone ou esperar pelo "revolucionário" S4?

É difícil dizer se vale a pena esperar pelo novo Galaxy, pois o produto ainda está encoberto em rumores. Mas fizemos um balanço com base nas informações que parecem ser consenso entre os sites especializados e comparou os dois aparelhos com base em quatro critérios: processador, câmera, display e assistente de voz.

Processador

Informações que circulam em sites especializados dizem que o S4 virá com um processador quad-core Cortex-A15 com 2 Ghz ? configurações muito superiores às do iPhone 5, que tem um chip dual-core de 1,2 Ghz. O superprocessador do smartphone da Samsung seria muito mais rápido que o do concorrente e capaz de executar várias tarefas simultaneamente sem perda de velocidade.

No entanto, o site GMSArena afirma que o Cortex-A15 quad-core consumiria a bateria do S4 em tempo recorde, questão que, se não for resolvida pela Samsung, será um grande ponto negativo do aparelho. Ainda assim, a energia não é um diferencial positivo do iPhone 5, cuja bateria dura apenas 8 horas de conversação sem necessidade de carga - como comparação, o Razr Maxx HD, da Motorola, dura 32 horas de conversa sem descarregar.

Câmera

É razoável supor que a câmera do Galaxy S4 será de 13 megapixels, pois a Samsung havia manifestado interesse em uma câmera com essa resolução já na época do S3. Já o iPhone 5 possui uma de 8 MP. Porém, a quantidade de megapixels não determina necessariamente a qualidade das fotos.

Um número maior de megapixels significa uma maior capacidade de ampliação das fotos ? aumentar a imagem sem que ela fique ?quadriculada? ? mas, ao mesmo tempo, sensores de lentes de celulares normalmente não têm capacidade para lidar com um grande número de pixels, o que prejudica a qualidade da cor e cria a chamada ?granulação?. Quanto mais pixels o sensor é forçado a captar, mais calor é gerado e mais ruído é produzido na imagem.

No entanto, a fabricante dos módulos da lente da câmera do iPhone 5 declarou recentemente que foi procurada por uma empresa sul-coreana para fabricar seus componentes. Como a LG - outra grande coreana - fabrica suas próprias lentes, tudo leva a crer que seria a Samsung. Assim, é bem possível que a câmera do Galaxy S4 tenha a mesma tecnologia da do iPhone 5, mas com uma resolução bem maior.

Display

Segundo o site SlashGear, há a possibilidade de o S4 ter uma tela de 5 polegadas com resolução FullHD (1080p), bem superior à configuração do iPhone 5. Se confirmada a informação, o Galaxy S4 será um dos primeiros smartphones do mercado com display de qualidade tão alta. A tecnologia do iPhone 5 permite apenas uma resolução de 640 x 1136p com 326 ppi (pixels por polegada), contra os 441 ppi do S4, tornando este último o melhor para assistir vídeos e filmes.

Assistente de voz

O Siri do iPhone 4S fez com que a concorrência corresse para desenvolver sistemas de reconhecimento de voz para seus celulares. Porém, mesmo após a criação de recursos similares por Google e Samsung, o produto da Apple ainda leva vantagem. Comparado ao Siri do iPhone 5, o S-Voice da empresa sul-coreana é limitado e extremamente lento; ainda assim, é o único que faz publicações no Twitter apenas com comando de voz, o que é um diferencial para quem usa o microblog.

No entanto, como o Galaxy S4 deve chegar ao mercado com o sistema Android na versão 4.2 (ou, quem sabe, até com a futura 5.0), é muito provável que traga o assistente Google Now, que não é exatamente como o Siri, mas traz diversas informações relevantes ao usuário automaticamente.

Tecnologias "inovadoras"

Ainda que o iPhone 5 seja um aparelho com ótimo desempenho e muito cobiçado, de um modo geral ele não traz muitas novidades em relação ao seu antecessor 4S: a tela maior, o hardware um pouco mais avançado e o iOS 6 de fábrica são as principais inovações.

No entanto, de acordo com os rumores, o Galaxy S4 pode chegar para revolucionar o mercado, já que foi ventilado que o dispositivo vai trazer a inédita tela flexível da Samsung, que seria maleável e praticamente inquebrável.

Além disso, por contar com a mais recente versão do Android, o aparelho provavelmente traria recursos muito interessantes como o multi-window - que possibilita abrir e utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela -, já presente no Galaxy Note 2 e em breve no Galaxy S3.

Presente x Futuro

Se forem consideradas todas as supostas especificações tecnicas e recursos do Galaxy S4, ele realmente será um aparelho superior a qualquer outro lançado até hoje, deixando o iPhone 5 com cara de velharia. Porém, como nem os rumores e nem mesmo o smartphone foram confirmados pela Samsung, esperar pelo produto seria apenas uma aposta. O iPhone, por outro lado, chega às lojas brasileiras em breve e já mostrou tudo o que tem. Resta ao usuário decidir se ele quer o "bom" agora ou um suposto "revolucionário" no futuro.

Fonte: Tech Tudo