Conheça agora 11 games para baixar de graça e rápido na web

Conheça agora 11 games para baixar de graça e rápido na web

Alguns dos jogos são mantidos por voluntários. Gráficos (e requerimentos) são inferiores a ofertas comerciais.

Jogos no Brasil são caros, alguns consoles não são acessíveis e placas de vídeo poderosas também não são para qualquer um. Mas isso não significa que é necessário se contentar com o famoso "Paciência".

Há games disponíveis ?gratuitamente? hoje ? no modelo em que você só precisa pagar caso queira alguma função ?premium?. No entanto, eles normalmente exigem uma conexão com a internet. Mas há também jogos que você pode jogar, sozinho ou on-line, com todos os recursos possíveis ? jogos verdadeiramente grátis que, muitas vezes, podem ser executados sem problema até em computadores mais antigos.

"Warzone 2100"

Lançado originalmente pela Pumpkin Studios em 1999 sob licença da Eidos, "Warzone 2100" de estratégia teve vida curta. Entretanto, uma base dedicada de fãs realizou uma petição on-line solicitando que o código fonte do jogo fosse inteiramente disponibilizado para eles. A Eidos, que já não tinha planos comerciais para o título, atendeu ao pedido. Hoje, "Warzone 2100" está melhorado, roda em computadores em sistemas modernos, é multiplataforma e pode ser baixado de graça, com diversas modificações disponíveis.

O jogo segue o estilo de estratégia em tempo real, mas com algumas peculiaridades, como a possibilidade de desenvolver seus próprios tanques e aviões de guerra, escolhendo o tipo de tração, corpo e arma, aumentando as possibilidades de estratégia. A campanha de 30 fases conta os esforços de um mundo pós-apocalíptico pela sobrevivência e restauração da tecnologia.



"Warzone 2100" foi o primeiro jogo de estratégia em tempo real 100% 3D.

"Classic Nexuiz"

Jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido a partir do motor gráfico do primeiro "Quake", que a Id Software tornou disponível gratuitamente. Não há, porém, quaisquer semelhanças entre os dois títulos. As texturas de "Nexuiz" são superiores e os cenários e armas são inteiramente novos.

É possível jogar on-line, mas o game também conta com partidas contra a Inteligência Artificial e diversos cenários de jogo contra o computador. "Nexzuis" está sendo refeito em uma versão paga para PC e consoles usando outro motor, mas a versão ?clássica? continua disponível para download.

"Frets on Fire"

O título é como um "Guitar Hero"" e Rockband", mas feito para ser jogado com o teclado do computador. Desse modo, o jogador deve segurar como se fosse uma guitarra para facilitar a jogabilidade. Além disso, é possível, usando um adaptador USB de Playstation, por exemplo, ligar uma guitarra do "Guitar Hero" para jogar "Frets on Fire" com ela no PC.

O game acompanha um editor de faixas, que muitos jogadores usaram para criar suas próprias músicas ou adaptar músicas famosas ? há poucas disponíveis na instalação padrão. Com a adição de faixas, "Frets on Fire" é um dos games do gênero com a maior biblioteca de possíveis músicas.



Uma placa de vídeo 3D simples é suficiente para rodar este clone de "Guitar Hero".

"FreeCiv" e "FreeCol"

São adaptações dos games "Civilization" e "Colonization", de Sid Meyer, respectivamente. Estão mais ou menos no nível do "Civilization 2" em gráficos e estilo de jogo.

Esses games permitem o controle de uma civilização, iniciando por padrão na época das primeiras tribos sedentárias, com seus guerreiros equipamentos com porretes, e evoluindo, durante a partida, até a era moderna, com tanques, navios e aviões.

Eles também convidam o jogador a realizar a expansão da sua civilização, escolhendo terrenos propícios para novas colonizações. É preciso construir estradas, irrigar áreas e gerenciar a diplomacia dentro da sociedade ? que está sujeita à revoltas e protestos de seus cidadãos ? e fora dela, com os demais jogadores.

"FreeCiv" está disponível neste endereço, enquanto que "FreeCol" pode ser baixado neste link. Uma versão em HTML5 está disponível neste site.

"Command & Conquer"

A Electronic Arts tornou disponível para download gratuito os games "Command & Conquer" (original, 1995), "Command & Conquer Red Alert" (1996, campanha aliada e campanha soviética) e "Tiberian Sun" (1999). São clássicos do gênero de estratégia, embora seu gráfico hoje esteja bastante ultrapassado. Também pode haver problemas para rodar os games em um Windows 7 ou Vista, especialmente se for na versão 64 bit. Para Windows XP, a própria Electronic Arts tem uma atualização disponível.

O modo campanha está disponível na íntegra, inclusive com os vídeos originais ? na época, filmados com atores vestidos de generais em salas de comando, dando as ordens ao jogador. A história do jogo se passa em um universo alternativo, no qual Einstein conseguiu viajar no tempo para eliminar Hitler.



Reviva a história do descobrimento da América em "FreeCol", uma adaptação de "Colonization".



"Command & Conquer Tiberian Sun" (1999) está disponível de graça desde o início de 2010.

O resultado, no entanto, é que a União Soviética tornou-se agressiva, batalhando contra os Estados Unidos e seus aliados (que incluem a Alemanha) pelo controle da Europa. Essa história é contada na série Red Alert, enquanto o C&C original e o Tiberian Sun se passam anos depois do confronto, quando o mundo está dividido entre as potência GDI e Nod."LinCity-NG".

Um clone de "SimCity", idêntico ao original. Em LinCity-NG, o jogador é um prefeito de uma cidade e precisa guiar seu desenvolvimento, alocando áreas para residentes, construindo estradas e fornecendo serviços básicos para atrair a população.



LinCity" é um clone de "SimCity" multiplataforma e gratuito.

"Spring"

Não exatamente um jogo, mas um motor gráfico para jogos de estratégia. Há diversos games construídos com o Spring, muitos deles gratuitos. Alguns são bastante simples, usando até animações pouco convencionais, enquanto outros são mais bem trabalhados. Alguns também podem ser jogados apenas pela internet, porque o motor ainda não possui uma inteligência artificial própria.

"Battle for Wesnoth"

Desenvolvido 100% pela comunidade de código aberto, "Battle for Wesnoth" se passa em um universo medieval. É um jogo de estratégia clássica (baseado em turnos). Ele está disponível em português e pode ser jogado pela internet, além de possuir um modo campanha.

No jogo, é preciso conquistar estruturas (?vilas?), que permitem a coleta de recursos para convocar novas unidades guerreiras ao campo de batalha. O objetivo básico é dominar a base adversária para impedi-lo de chamar novas unidades.



"Battle for Wesnoth" coloca jogador contra orcs e trolls em um universo construído por colaboradores voluntários.

Fonte: g1, www.g1.com.br