Disney reproduz com impressora 3D cabelos realistas para esculturas

Disney reproduz com impressora 3D cabelos realistas para esculturas

A partir de impressora 3D, pesquisadores da Disney desenvolveram técnica capaz de reproduzir cabelos humanos super-realistas para suas esculturas. O centro Disney Research conseguiu atingir um maior nível de detalhamento, o que representa mais um avanço da impressão tridimensional, mas a tecnologia ainda precisa ser mais aperfeiçoada. A ideia é utilizá-la para construir pequenos bustos e miniaturas de pessoas e personagens.

Os responsáveis pelo projeto são estudiosos da Disney Research Zurich, na Suíça, e da Universidade de Zaragoza, na Espanha. E, segundo eles, o resultado dos escaneamentos em 3D para cabelos ainda deixa a desejar, porque o modo atual de captura de imagens para realizar modelos tridimensionais é bastante simples.

Uma câmera ou outro sensor faz um escaneamento do rosto da pessoa, e, assim, todas as características da face são aplicadas ao projeto tridimensional. O cabelo, porém, vai além das capacidades da maioria dos sistemas, e por isso acaba sendo substituído por modelos pré-configurados.

“Quase tanto quanto o rosto, o cabelo de uma pessoa é uma característica que define um indivíduo. Uma miniatura perde um grau de realismo quando seu cabelo não é capturado adequadamente”, afirmou Dr. Derek Bradley, cientista da Disney Research.

Para mudar isso, os pesquisadores não querem construir modelos de cabelos fibra por fibra, mas sim buscar inspiração em um tipo de arte que existe há centenas de anos e consegue reproduzir bem os cabelos: as antigas esculturas, como o famoso David, de Michelangelo.

Para isso, eles capturam imagens coloridas da cabeça do usuário. O sistema mapeia a superfície do cabelo e transforma os fios em imagens geométricas. Depois, aplica suas informações de cor e começa a estilizá-la de acordo com as variações capilares. Assim, a tecnologia é capaz de criar um modelo muito mais real de uma face. 



Fonte: TECH TUDO