Eleição, iPhone 5 e Kardashian lideram busca no Yahoo nos EUA

Eleição presidencial norte-americana se tornou o item mais procurado

A eleição presidencial norte-americana se tornou o item mais procurado e Kim Kardashian a pessoa mais procurada no Yahoo nos Estados Unidos em 2012, ano em que as buscas on-line foram dominadas por grandes temas noticiosos e obsessões da cultura pop, informou o site de buscas nesta segunda-feira (3).

O termo "eleição" encabeçou a lista de buscas, por conta não apenas da extensa cobertura de mídia, mas também pelo debate mais amplo sobre o tema nas plataformas de mídia social. O termo "pesquisas eleitorais" ficou em oitavo lugar entre os dez mais procurados no Yahoo este ano.

"As eleições de 2012 dominaram as buscas on-line, o que surpreende porque era uma tema que estava nas notícias, já era acessível... havia uma saturação de cobertura, mas mesmo assim esse termo de busca foi digitado o ano todo", disse Vera Chan, analista de tendências de web do Yahoo!, em entrevista coletiva por telefone. Chan disse que apenas dois temas noticiosos haviam liderado o ranking de buscas nos últimos dez anos ? a morte de Michael Jackson, em 2009, e o derramamento de petróleo da BP em 2010.

O iPhone 5 ficou em segundo, o que Chan disse ser "interessante na era pós-Steve Jobs", porque embora o iPhone tenha sempre constado na lista de principais buscas desde seu lançamento, em 2007, é a primeira vez que um modelo específico aparece entre os líderes do ranking. Kim Kardashian, estrela de um reality show, foi a pessoa mais buscada no site, com o terceiro posto no ranking e liderando entre as seis mulheres famosas cujos nomes constam da lista de temas mais procurados.

Chan disse que a "notoriedade" de Kardashian "a manteve no alto da lista", mencionando a saga ainda não encerrada de seu divórcio do marido Kris Humphries, seu comentado relacionamento com Kanye West e seus reality shows no canal E!.

As demais mulheres na lista são a modelo Kate Upton, a cônjuge real Kate Middleton, a cantora Whitney Houston, a estrela decadente Lindsay Lohan, e a estrela e jurada de "American Idol" Jennifer Lopez. Completando a lista, o termo "Olimpíada" ficou em sétimo lugar no ranking.

Fonte: Reuters