Elon Musk anuncia primeiro implante cerebral da Neuralink em ser humano

A visão de longo prazo da Neuralink é estabelecer uma “relação simbiótica” entre humanos e inteligência artificial.

Elon Musk anunciou pelo X, antigo Twitter | Liesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O magnata bilionário Elon Musk, conhecido por suas empresas como Tesla e SpaceX, revelou através do X (antigo Twitter) que o primeiro ser humano já recebeu um implante cerebral da Neuralink. De acordo com ele, o paciente está se "recuperando bem".

"O primeiro ser humano recebeu um implante da Neuralink ontem e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios", disse ele, em publicação nesta segunda-feira (29).

A Neuralink, uma empresa de neurotecnologia fundada por Musk, obteve autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023 para realizar seu primeiro estudo clínico em humanos. Esses testes envolvem a implantação de um dispositivo cerebral em cobaias humanas, com a esperança de que no futuro condições como paralisia e cegueira possam ser tratadas. A autorização foi concedida apesar de investigações em curso nos EUA relacionadas a incidentes envolvendo experimentos com animais na empresa.

Em junho de 2023, Musk anunciou que a Neuralink estava próxima de iniciar os primeiros testes com humanos, visando conectar o cérebro humano aos computadores.

A visão de longo prazo da Neuralink é estabelecer uma "relação simbiótica" entre humanos e inteligência artificial, potencialmente aproximando o pensamento humano da tecnologia computacional, de acordo com Musk. No entanto, mesmo que a Neuralink prove que seu dispositivo é seguro para uso em humanos, especialistas estimam que ainda levará anos, possivelmente mais de uma década, para obter autorização para uso comercial. 

A empresa enfrenta concorrência de outras empresas de neurotecnologia que já implantaram dispositivos semelhantes em seres humanos. A Synchron, por exemplo, foi a primeira a realizar implantes cerebrais em humanos, utilizando catéteres em vez de cirurgias.

Com informações de O Globo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES