Em vez de ver nível de álcool, Toshiba lança bafômetro que identifica doença

Toshiba anunciou o novo produto em seu site

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem só para medir o quanto uma pessoa ingeriu de bebida alcoólica serve um bafômetro. É o que prova a Toshiba, que desenvolveu um protótipo de um ?analisador de hálito?, cujo principal objetivo é identificar doenças com o sopro dos pacientes.

De acordo com a Toshiba, o hálito tem gases que podem ser usados em diagnósticos. A presença de acetona, por exemplo, pode indicar diabetes, enquanto metano pode ser um sinal de problemas intestinais.

O funcionamento do produto é simples: ele armazena o ar e dispara um lazer de cascata quântica que ?bate e volta? nos compostos, com padrões que servem para identificar sua composição por meio de uma espectroscopia.

"Vemos grande potencial de melhoria na saúde com o analisador de hálito. Vamos criar mais colaborações com universidades e hospitais para construir um conhecimento que será uma boa base para as análises", afirma o especialista Naoko Toyoshima.

Uma das primeiras pesquisas da empresa é com a Waseda University, em busca de se entender como concentrações de determinados gases no hálito podem ser relacionadas ao metabolismo de consumo de alimentos.

Até 2015, a empresa quer aumentar as possibilidades do produto.

Atualmente, ele já tem capacidade de identificar metano, acetona e acetaldeído. Espera-se que, no ano que vem, o bafômetro já esteja disponível para médicos em todo o mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES