Estúdio do Brasil produz game de Ayrton Senna para notebook

Estúdio do Brasil produz game de Ayrton Senna para notebook

Game será levado para Xbox 360 e PlayStation 3, diz gerente de projeto

A carreira do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna se tornará um game, ou melhor, um simulador de corrida feito por um estúdio brasileiro de Londrina. O trabalho de produção é do Reiza Studios, estúdio que já existe há dois anos, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

"O desenvolvimento do projeto começou em setembro, mas a elaboração e a pré-produção começaram em agosto. Estamos correndo para lançar o jogo no final de 2012", conta Renato Simioni, um dos sócios da Reiza. "A produção deve levar em torno de 15 meses, tempo que um projeto desse tamanho leva em média".

A Reiza tem 12 funcionários trabalhando no game, além de contratar freelancers para fazer artes e atuar outras áreas do projeto.

O jogo, ainda sem nome definido, terá como foco a carreira do piloto brasileiro que conquistou o tricampeonato mundial de Fórmula 1 há 20 anos. Como o projeto ainda está em fase inicial, Simioni afirma que não pode divulgar imagens do jogo. Mas ele garante: "Senna não será o único piloto licenciado no game.

"Dificilmente conseguiremos colocar tudo o que desejamos [em termos de conteúdo licenciado]. Poderemos ter um mix de conteúdo oficial e fictício, pegando elementos mais pontuais da carreira de Senna para colocar no jogo. Alguns [elementos] não estão nem mais disponíveis. É um meio termo que você precisa aceitar na hora de fazer este projeto", afirma. "Mas o que tiver de conteúdo licenciado, o pessoal vai gostar".

Simioni garante que o projeto do simulador de corrida baseado em Sena não para nos PCs. "O projeto tem mais uma etapa. Começamos com o game para PC agora e ele é focado na experiência de pilotagem de uma determinada época da carreira do Ayrton. Depois, nosso plano é expandir o escopo e migrar para outras plataformas como os consoles e fazer algo mais épico, algo mais "role-playing" da carreira do Ayrton com pontos-chave que o jogador pode interagir com esse decorrer da carreira".

Ele afirma que os projetos (PC e consoles) correm em paralelo atualmente e que a meta e ter o jogo no Xbox 360 e PlayStation 3.

Experiência em simuladores de corrida

Embora tenha apenas dois anos, a Reiza já colocou no mercado ouro simulador de corrida para os PC. O jogo "Game Stock Car", oficial da categoria automobilística custa R$ 50 (jogo em DVD) e US$ 30 (por download) e traz todas as equipes e pilotos da categoria no Brasil. Simioni contou que a Reiza está finalizando um game baseado na categoria Fórmula Truck, com caminhões.

O estúdio já lançou um pacote de expansão para o simulador de corrida "rFactor", chamado de "Formula Armaroli".

Fonte: G1