Facebook e Apple são processados por privacidade; entenda!

Facebook e Apple são processados por privacidade; entenda!

O Facebook é um dos grandes nomes envolvidos no processo

Uma série das maiores companhias de tecnologia do planeta foram processadas por 13 autores - pessoas, instituições ou companhias - por conta da privacidade dos usuários em aplicativos móveis. A parte que processa alega que "age em favor deles e de outros em situações similares". Segundo o site TechCrunch, o processo foi arquivado na Corte Distrital Americana da cidade de Austin, no Texas.

Além do Facebook, Twitter e Apple, também entraram no processo as empresas Path, Beluga, Yelp!, Burbn, Instagram, Foursquare, Gowalla, Foodspotting, Hipster, LinkedIn, Rovio, ZeptoLab, Chillingo, Electronic Arts e Kik Interactive. O processo foi arquivado na segunda-feira - no mesmo dia em que o Yahoo! processou o Facebook por infração de patentes relacionadas às redes sociais.

Para o TechCrunch, a ação dos advogados de entrar com o processo nesta semana não aconteceu por acaso. A cidade de Austin recebe, até a próxima semana, o festival de cultura digital, cinema e música South By Southwest (SXSW), que, entre as várias atrações, celebra novas startups e recebe o lançamento de aplicativos e soluções para a web.

A intenção do processo é clara, como aponta uma das passagens do texto apresentado à Justiça com 152 páginas. "Não tome conta de coisas que não são suas", lê-se no processo. Chama a atenção, no entanto, que a Apple seja citada pela facilitação da passagem de informações dos usuários para os aplicativos, mas nem o Google, nem a Amazon, emboras citadas no processo, são nomeadas na ação.

Fonte: Terra, www.terra.com.br