Facebook cria ferramenta para ajudar usuários que pensem em suicídio

Facebook cria ferramenta para ajudar usuários que pensem em suicídio

Algumas pessoas que pensam em suicídio podem dar sinais aos amigos, seja pessoalmente, por WhatsApp ou até mesmo por meio de posts no Facebook. Pensando nisso, a empresa anunciou em sua página uma nova ferramenta com a intenção de dar suporte a usuários que postam algum conteúdo preocupante, que poderia induzir ao suicídio.

Vai funcionar de forma colaborativa. Se seu amigo postar alguma mensagem suspeita, você terá uma opção no post de informar ao próprio Facebook, como se fosse selecionar um alerta de spam. A próxima vez que o usuário logar no Facebook, uma mensagem aparecerá dizendo que alguém está preocupad@ com el@, e encorajando-o a duas opções: falar com um amigo ou especialista, ou ter dicas de como lidar com situações difíceis.

O site também irá apresentar o contato de instituições que fizeram parte da parceria para criar a ferramenta. Mas pra quem já está pensando em zoar o amigo que posta uma música meio depressiva ou sair tirando o sarro alheio, pode parar por aí. Todas os posts que forem alertados passarão por uma avaliação para checar se o conteúdo é realmente considerado perigoso a quem posta ou não.

Por enquanto, a ferramenta só irá funcionar nos Estados Unidos e está sendo estudada em outros países. No Brasil, a rede já possui um canal de denúncia de posts com esse perfil. O conteúdo também é avaliado e então indica contatos com fontes de prevenção de suicídio próximas de onde o usuário está.

Fonte: Brasil Post