Facebook e Orkut entram no mundo dos games

Mais de 10 milhões de pessoas jogam todos os dias na internet

 Redes sociais servem para se comunicar, manter contato com amigos, conhecer gente nova, procurar emprego, guardar fotos e vídeos, arranjar namorado(a) e, mais recentemente, jogar. No Facebook, no Orkut ou no MySpace, os jogos já ocupam lugar de destaque. Segundo pesquisa da Associação Alemã da Indústria das Telecomunicações (Bitkom, na sigla em alemão), mais de 10 milhões de pessoas jogam todos os dias na internet. Parte desse quinhão está nas redes sociais, já que os games costumam ser gratuitos e permitem a participação de várias pessoas.

O Facebook percebeu o filão e abriu-se para o que os EUA chamam de "social games". Hoje, de boliche a pôquer, há muitos jogos que se integram ao site. Basta o membro do Facebook acessar apps.facebook.com/gameserpent para ter acesso à lista de jogos -também é possível saber quais são os favoritos do momento ou tentar superar os recordes de pontuação. Os jogos sociais representam uma oportunidade de negócios, tanto que já foram investidos US$ 98 milhões em companhias do tipo no ano passado. Até mesmo a Electronic Arts apostou no gênero, com uma versão do Scrabble, jogo de formar palavras, para o Facebook.

No Orkut, há até algumas produções brasileiras, como Vida Rock, da Colorcube Games. No jogo, criam-se personagens que podem desenvolver suas habilidades ao formar bandas e tocar nos palcos virtuais. Para jogar, acesse bit.ly/vidarock. A News Corporation, que em 2005 comprou o MySpace por US$ 580 milhões, disse recentemente que pretende transformar a rede social em uma plataforma de jogos. A ideia é reposicionar o site, que está atrás do Facebook em número de usuários. "O MySpace será cada vez mais no futuro um espaço para as pessoas se conhecerem e jogarem games", disse Jonathan Miller, chefe do braço digital da News Corp.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br