Facebook lança mapa interativo de amizades internacionais

A imagem do mapa interativo de amizades do Facebook abaixo mostra uma relação próxima entre Brasil e Portugal, República do Congo, Espanha

O Facebook lançou nesta segunda (10) um mapa interativo que demonstra o número de relações entre pessoas de países diferentes dentro da rede social. A capacidade está disponível para visualização no site facebookstories.com.


Facebook lança mapa interativo de amizades internacionais

Usuários brasileiros do Facebook têm mais ligações com Portugal, República Democrática do Congo, Espanha, Argentina e Japão, em ordem decrescente.

O Facebook Stories, site lançado no mês passado pela própria empresa, tenta explicar o grande número de relacionamentos virtuais entre o Brasil e República Democrática do Congo e entre Brasil e Japão.

"Entre 2003 e 2010, as negociações entre Brasil e Congo foram multiplicadas por quinze, passando de US$ 22 milhões a US$ 324 milhões [anuais]", lê-se no site, que cita uma visita do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007 ao país francófono, antigamente conhecido como Zaire.

O site também diz que o movimento migratório entre Brasil e Japão teve início nos anos 70 --processo que, na realidade, foi iniciado no começo do século passado.

Os gráficos são baseados no número de amizades que há entre dois países diferentes, levando-se em consideração o número total de amizades dentro de um país.

Clicando em um dos círculos que representa uma nação, o usuário visualiza, numerados em ordem de importância, os cinco países com que há mais forte relação virtual.

Fonte: Folha.com