Facebook oferece varredura contra vírus para usuários infectados online

Facebook oferece varredura contra vírus para usuários infectados online

O serviço utilizará ferramentas de empresas grandes do ramo: F-Secure e Trend Micro.

O Facebook revelou na última terça-feira que oferecerá downloads gratuitos de softwares contra malwares para livrar usuários infectados das ameaças que afetam seus dispositivos. Embora não seja explícito, a medida deve tentar reduzir a quantidade de spam da rede, feitos por pessoas infectadas.

O serviço utilizará ferramentas de empresas grandes do ramo: F-Secure e Trend Micro. Uma delas será recomendada ao usuário baseado no tipo de malware detectado na máquina. Não está claro quais são os testes executados, nem quais dispositivos serão suportados.

Quem for infectado deverá receber uma notificação via popupcom sugestão de download de um dos produtos, assim que a pessoa faz o login na rede social. A instalação e execução serão automáticas caso o usuário concorde. O resultado da varredura será apresentado como uma notificação no Facebook. Ao fim, o programa se desinstalará sozinho.

Ninguém será obrigado a baixar nada, no entanto, para continuar usando a rede social. No entanto, o Facebook não diz se a mensagem será exibida outras vezes caso o usuário decida ?pular? a instalação.

Vale ressaltar que o programa não ficará guardado no computador após a varredura, então o sistema não deve substituir outros softwares antivírus que já estão instalados na máquina.

Fonte: UOL