Falha no Android permitia disfarçar os malwares com ícones de outros apps

Falha no Android permitia trocar ícones de apps e levar usuário a sites de phishing

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma brecha de segurança no Android descoberta no final de 2013 e revelada somente nesta terça-feira (15) permitia que hackers escondessem malwares em ícones falsos no sistema. O problema ocorria devido a uma permissão até então considerada inofensiva pelo Google: alterar o estilo dos ícones do launcher.

Para provar sua descoberta, a companhia de segurança digital FireEye criou um aplicativo capaz de modificar ícones na área de trabalho do Android, tornando-os aptos a levarem usuários a páginas de phishing. Mesmo sendo um código malicioso, o programa foi aceito na Play Store e disponibilizado para download ? a empresa declarou, no entanto, que o app não foi baixado nenhuma vez antes de retirá-lo de circulação.

A principal preocupação da FireEye e do Google era que hackers pudessem aproveitar a falha para modificar ícones de apps de bancos e, assim, levar usuários a páginas falsas para roubar seus informações pessoais. O problema foi testado e identificado em um tablet Nexus 7, um Samsung Galaxy S4 e um HTC One, rodando versões do Android entre 4.3 e 4.4.2.

No entanto, qualquer Android poderia estar vulnerável à falha. Por isso, um pacote de correção foi enviado pelo Google há dois meses para fabricantes de smartphones e tablets Android, mas não há garantias de que todos os usuários já tenham recebido a atualização ?vários aparelhos ainda podem apresentar a vulnerabilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES