Falsa percepção de obesidade na adolescência leva à depressão

Universidade da Pensilvânia analisou 6.557 garotos e 6.126 garotas

Adolescentes com peso ideal que acreditam estar obesas correm risco maior de entrar em depressão do que obesas que têm consciência de sua condição. A conclusão é de sociólogos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Os cientistas verificaram dados de 6.557 garotos e 6.126 garotas.

?Os pais frequentemente se preocupam com a saúde mental de filhos com sobrepeso, mas nossas descobertas mostram que são os com peso saudável ? mas com percepção de obesidade ? que têm maior probabilidade de sentir-se deprimidos?, afirma Jason Houle, um dos pesquisadores. O estudo foi publicado no ?Journal of Health and Social Behavior?.

?Os médicos não podem presumir que adolescentes com peso saudável têm a consciência de que seu peso é de fato saudável e, acima de tudo, de que se sentem bem com isso?, diz Michelle Frisco, também envolvida no trabalho.

Além disso, os cientistas verificaram que, enquanto a comunidade médica, evidentemente, sabe o que significa obesidade, o público em geral, na realidade, pode não saber: 20% das meninas e 40% dos meninos com sobrepeso ?não sabem? que não têm o peso ideal.

Fonte: g1, www.g1.com.br