Galaxy S3 3G e S3 mini do Brasil ficam sem Android "KitKat",informa Samsung

A presença de apenas um 1 GB de RAM no modelos 3G do Galaxy S3 e do S3 mini foi determinante o cancelamento da atualização

A Samsung confirmou, em nota oficial, que o Galaxy S3 3G e do Galaxy S3 mini não terão seus sistemas atualizados para a versão 4.4 "KitKat" do Android. O cancelamento da atualização está relacionado à memória RAM dos telefones, mas não afeta o modelo 4G vendido no Brasil, que tem o dobro da capacidade. Segundo a empresa, os smarts ficarão a com a versão 4.3 "Jelly Bean" como a final.

A presença de apenas um 1 GB de RAM no modelos 3G do Galaxy S3 e do S3 mini foi determinante o cancelamento da atualização. Segundo a Samsung, antes de liberar uma nova versão do Android, é preciso verificar a compatibilidade de diversas características técnicas do aparelho. Nesses testes, a edição 4.4 do sistema do Google não conseguiu rodar bem em celulares com menos de 2 GB de RAM.

Embora seja otimizado para rodar em aparelhos com apenas 512 MB de RAM, o Android "KitKat" passa por diversas modificações por parte das fabricantes antes chegar aos aparelhos que não são Nexus. No caso do Galaxy S3, a Samsung implementa recursos como o monitoramento de olhos e usa uma versão do TouchWiz mais pesada do que a apresentada no S5, o que faz com que o sistema exija muito mais do hardware.

Se você tem um Galaxy S3 com 4G, porém, não precisa se preocupar com o assunto. Essa versão, vendida no Brasil, já conta com os 2 GB de memória RAM e receberá o Android 4.4 (KitKat). Por outro lado, os donos do modelo S3 3G e do S3 mini ainda podem fazer a atualização trocando suas ROMs originais por outras alternativas, como a CyanogenMOD.

Fonte: Tech Tudo