Galaxy S5 e Note 4 terão processador 64 bits; Samsung já mira nos 128 bits

Samsung deve lançar produtos com processadores de 64 bits, em 2014

A Samsung deve equipar seus dispositivos com processadores de 64 bits em 2014. Pelo jeito, a empresa vai adotar a mudança nos seus futuros lançamentos para competir com a Apple, que integrou a tecnologia no recente top iPhone 5S. Além disso, a Samsung pode estar projetando também aparelhos com poderosos 128 bits.

De acordo com os informantes do Korea Herald, ainda não se sabe se os próximos processadores de 64 bits da Samsung serão lançados no Galaxy S5 ou no Note 4. Independente da escolha, a aposta da empresa é clara: bater de frente com a Apple no quesito desempenho. E isso é um diferencial bem importante na hora do usuário escolher qual aparelho comprar.

Considerando que a Samsung já fabrica o chip de 64 bits A7 do iPhone 5S, a criação de um futuro Exynos com 64 bits parece ser algo natural nos próximos grandes lançamentos da empresa sul-coreana, a partir do próximo ano.

A fonte da ARM também afirmou que a Samsung já está trabalhando no projeto de um processador de 128 bits, algo que nem mesmo os PCs mais potentes têm à disposição no momento. Segundo o informante, o novo modelo de CPU estaria sendo desenvolvido para atender a crescente demanda de recursos exigentes, como tecnologia de reconhecimento facial e poder de processamento.

Para explicar melhor, a ARM não fabrica processadores: ela licencia designs para outras fabricantes, como Samsung e Qualcomm, que produzem seus dispositivos a partir das especificações originais. Por isso não há, ainda, qualquer confirmação de quem lançará o primeiro aparelho de 128 bits.

Vale lembrar, que o Android já oferece suporte para processadores de 64 bits, mesmo que não exista ainda nenhum aparelho tirando proveito disso. Outro ponto que os fãs da plataforma do Google e iOS precisam levar em conta é que, atualmente, em aplicações do cotidiano, o ganho de desempenho da CPU de 64 bits não faz grande diferença.

Fonte: Tech Tudo