Galaxy S5 ou iPhone 5S? Veja qual é o melhor entre os tops no comparativo

Confira tabela comparativa de Galaxy S5 e iPhone 5S

Se o Galaxy S4 não foi um enorme sucesso, a Samsung agora aposta as suas fichas no Galaxy S5. Novo top de linha da empresa sul-coreana, ele foi apresentado no MWC 2014, com uma série de novos recursos e hardware top de linha. Se é o bastante para superar o iPhone 5S, o TechTudo conta neste comparativo.


Galaxy S5 ou iPhone 5S? Veja qual é o melhor entre os tops

Desempenho: Galaxy S5

Chega a ser até um pouco desleal a comparação, tendo em vista que o iPhone 5S é um top de linha de 2013 e o Galaxy S5 um modelo para 2014. Sendo assim, obviamente, os recursos de hardware dele são mais avançados: processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core com 2,5 GHz, 2 GB de RAM, memória de 16 GB ou 32 GB com slot para cartão microSD de até 128 GB.

Já o iPhone 5S tem um processador Apple A7 dual-core de 1,3 GHz, 1 GB de RAM e opções de memória interna de 16, 32 ou 64 GB. Além disso, não tem NFC, que está presente no S5. Ambos possuem Wi-Fi, Bluetooth, 4G e leitor de digitais. O Galaxy S5 conta ainda com resistência à água e poeira. Sendo assim, é mais potente, completo, durável e avançado.

Bateria: Galaxy S5

A potente bateria de Li-Ion com 2.800 mAh faz com que o usuário possa ter 21 horas de conversação no Galaxy S5. Mais do que o dobro das 10 horas oferecidas pela Li-Po, de 1.560 mAh, do iPhone 5S. Em um mundo cada vez mais conectado, isso certamente dá ao produto da Samsung uma grande vantagem.

Design e dimensões: iPhone 5S

O visual elegante, limpo e mais compacto do iPhone 5S leva a melhor sobre o design um pouco mais ?extravagante? do Galaxy S5. Além de grande, o aparelho da Samsung tem a parte traseira com um revestimento ?curioso?, com bolinhas, e acabamento em plástico ? além de estar disponível em cores mais chamativas.

O iPhone 5S, por sua vez, é mais discreto e tem dimensões menores: 123.8 x 58.6 x 7.6 mm, com 112 gramas de peso. Extremamente leve e compacto. Bem diferente do que o Galaxy S5 apresenta: 142 x 72.5 x 8.1 mm com 145 gramas. Para os usuários que desejarem algo simples, bonito e que cabe bem no bolso, o aparelho da Apple é a melhor opção.

Tela: Galaxy S5

Se o tamanho menor ajuda o iPhone 5S a ser mais agradável no design, faz com que ele seja pior na tela. O que é curioso, pois normalmente gadgets com telas menores têm um nível de densidade de pixels por polegadas maior. Isso não acontece no comparativo dos tops de linha da Apple e da Samsung.

O Retina Display de 4 polegadas do iPhone 5S tem resolução de 640 x 1136 pixels. Ou seja, 326 ppi. Bem inferior à impressionante resolução de 1080 x 1920 pixels da tela de 5,1 polegadas Super AMOLED do Galaxy S5, que conta com 432 ppi. Seja para assistir filmes, jogar ou até digitar, a tela maior e de mais qualidade leva vantagem.

Câmeras: Galaxy S5

Fotografar e filmar com o Galaxy S5 promete ser interessante. A nova câmera traseira do gadget tira fotos com até 16 megapixels, tem autofoco, flash LED e recursos como Dual Shot, captura de vídeo e foto ao mesmo tempo, um estabilizador de imagem, detector de sorrisos e modo para se fotografar borrando o fundo. A gravação de vídeos é a 2160p em 30 fps e 1080p em 60 fps, com estabilização e HDR.

O iPhone 5S também é bom para fotos e vídeos, com sensor de 8 megapixels, flash dual-LED, autofoco, gravação simultânea de foto e vídeo, foco por toque, a detecção de rostos, panoramas, HDR e gravações de vídeos em 1080p a 30fps ou 720p a 120fps. Além disso, ele tem câmera frontal, de 1,2 megapixel. Inferior a de 2 megapixels do Galaxy S5, que, no geral, é melhor neste quesito.

Sistema operacional: Empate técnico

Os dois aparelhos têm o que há de melhor em seus sistemas operacionais. O iOS 7 no iPhone 5S e o Android 4.4 no Galaxy S5. A discussão entre Android e iOS é muito longa, vai além da mera disputa entre os gadgets de Samsung e Apple. Entretanto, é importante destacar alguns pontos dos softwares nos aparelhos.

O iOS 7 é uma versão mais simples, com ícones mais arredondados e visual colorido ? com nova central de notificações, correções de segurança, papeis de parede animados, além de melhor desempenho. Já o Android 4.4 no Galaxy S5 possui uma nova interface TouchWiz 2.0, mais limpa, organizada e bonita.

Preço e disponibilidade: iPhone 5S

O iPhone 5S, no site oficial da Apple, custa cerca de R$ 2.799 desbloqueado. Na internet, é possível encontrar o smartphone por pouco mais de R$ 2,4 mil. Os preços do Galaxy S5 devem ficar mais ou menos nesta mesma faixa. A vantagem do iPhone é a de já estar à venda no Brasil, enquanto o Samsung deve chegar somente em abril.

Conclusão: Galaxy S5

O iPhone 5S é um ótimo smartphone, mas com um hardware já relativamente passado, se comparado a lançamentos que chegaram neste ano de 2014 ? como o Galaxy S5. O aparelho da Samsung é mais avançado do que o da Apple em todos os aspectos, desde sua tela até processador, memória RAM e armazenamento.

Só perde no design e na disponibilidade, sendo que o segundo quesito será resolvido em breve, e o primeiro é uma questão que vai muito do gosto de cada pessoa ? assim como o sistema operacional. Portanto, no geral, a conclusão é de que o Galaxy S5 é superior ao iPhone 5S, e deve fazer bastante sucesso no mercado internacional.


Galaxy S5 ou iPhone 5S? Veja qual  o melhor entre os tops

Fonte: Tech Tudo