Homenagem: Google comemora o dia dos namorados com Doodle

A data é celebrada no Brasil no dia 12 de junho e, em Portugal no dia 14 de fevereiro.

O Google está comemorando, nesta terça-feira (12), o Dia dos Namorados. Nesta data especial, normalmente há uma troca de presentes entre casais com o intuito de celebrar a união amorosa entre eles. A data é celebrada no Brasil no dia 12 de junho e, em Portugal no dia 14 de fevereiro.


Google comemora o dia dos namorados com Doodle

Também conhecida como Dia de São Valentim, a comemoração da data teve início após o final da Idade Média com a reformulação do conceito de amor romântico. Isso quando decidiu-se homenagear o bispo católico São Valentim, que lutou contra a proibição de casamentos durante as guerras impostas pelo imperador romano Cláudio II. O monarca acreditava que os homens poderiam combater melhor no front de batalha se estivessem solteiros.

O bispo não somente teria celebrado casamentos contra as ordens do imperador como também casou-se secretamente e, ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte. Durante sua prisão, ele recebia bilhetes e flores enviadas por jovens que diziam ainda acreditar no amor. Ainda encarcerado, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro que, por milagre, voltou a enxergar.

Executado em 14 de fevereiro, São Valentim foi considerado um mártir pela Igreja Católica e a data da sua morte passou a marcar a véspera de lupercais, festas celebradas anualmente na Roma antiga em honra a Juno, deusa da mulher e do matrimônio, e de Pan, deus da natureza. Durante o festival, um dos rituais era a passeata da fertilidade, na qual as mulheres recebiam, para assegurar a fecundidade, chibatadas com correias de couro de cabra.

Uma outra corrente afirma que a data passou a ser comemorada pelos franceses e ingleses no século XVII. A data teria sido adotada, no século seguinte, pelos Estados Unidos, onde ficou conhecida como ?The Valentine"s Day?. Ainda de acordo com esta teoria, na Idade Média, 14 de fevereiro seria o primeiro dia de acasalamento dos pássaros e que, por isso, os namorados utilizavam a data para trocar mensagens de amor.

No Brasil, a data escolhida para comemorar o Dia dos Namorados foi 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, santo português considerado casamenteiro. A celebração possivelmente teria surgido no comércio de São Paulo, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos negociantes da cidade. O conceito caiu no gosto popular e se expandiu pelo país, tornando-se um dos dias mais importantes para as vendas.

Fonte: r7