Google cria Doodle de quadro de giz para homenagear matemático

A equipe já criou mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo



Nesta quarta-feira, a página principal do Google apresenta um doodle em homenagem ao matemático e cientista francês Pierre de Fermat. Na legenda do doodle, o buscador brinca com uma famosa frase de Pierre: "Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas este doodle é muito pequeno para contê-la". O doodle traz o nome do Google escrito em giz em um quadro negro a partir do "Último Teorema de Fermat", uma das equações mais famosas de Fermat.

Conta a história que este teorema foi escrito nas margens do livro Aritmética de Diofante, seguido de uma frase: "Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é muito estreita para contê-la". Escrever nas margens dos livros era um costume de Fermat e foi graças a essa mania e ao seu filho mais velho, Clément-Samuel, que suas anotações não se perderam.

Nascido em Beaumont-de-Lomagne em 17 de agosto de 1601 e morto em 1665, Pierre fez contribuições para o cálculo geométrico e infinitesimal inestimáveis, como a Teoria da Probabilidade, entre várias outras mais.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e de personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do seu logo na página inicial do site de buscas. O primeiro Doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam fora do escritório e participavam de um festival. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. A equipe já criou mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra, www.terra.com.br