Google diz que 4,5 milhões dão aval a protesto contra "censura"

O Stop Online Piracy Act (SOPA) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA.

Pelo menos 4,5 milhões internautas assinaram petição on-line do Google contra os projetos de lei antipirataria SOPA e PIPA. A informação foi dada por uma porta-voz da empresa ao site Cnet e se referem às 19h30 da quarta-feira (18), horário de Brasília. Para participar da petição ?End Piracy, Not Liberty? (?Acabe com a pirataria, não com a liberdade?, em tradução) é preciso fornecer e-mail e código postal.



O Stop Online Piracy Act (SOPA) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. No Senado, circula o Protect IP Act, conhecido como PIPA (ato para proteção da Ipropriedade intelectual), outro projeto sobre direitos autorais que mira a internet.

Ambos são apoiados por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas são questionados por companhias de internet, como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e à liberdade de expressão. O SOPA ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara; o PIPA deve ir à votação no Senado ainda neste mês.

Fonte: G1