Google Doodle lembra Solstício de Verão no Hemisfério Sul da Terra

O site de buscas substituiu seu logo por uma imagem animada


Google Doodle lembra Solstício de Verão no Hemisfério Sul

Neste sábado, 21/12, exatamente às 14h11min, as sombras no Hemisfério Sul serão as mais curtas do ano todo e estaremos oficialmente entrando no verão. Nesse horário acontece o chamado Solstício de Verão, momento do dia em que os raios solares atingem com maior intensidade o Hemisfério Sul da Terra e, por conta da posição do Sol, as sombras "encurtam" ao seu menor tamanho possível.

Para homenagear a chegada do verão na "nossa banda" da Terra, a Google mudou seu logo hoje e criou um novo Doodle (imagem que substitui seu logo para celebrar alguma data ou acontecimento específico) animado que mostra crianças mergulhando.

A empresa também criou um logo específico para o Solstício de Inverno que começa também hoje no Hemisfério Norte. Nesse caso, o logo da Google é desenhado como se fosse um grande cachecol sendo tricotado. Obviamente, começa oficialmente o inverno no norte do planeta.

O fenômeno do Solstício (do Latin, "sol parado"), que acontece em ambos os hemisférios, no nosso caso marca o momento único em que o ângulo formado entre Terra e o Sol é de exatos 90 graus, fazendo com que os raios do Sol cheguem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio ( a linha imaginária ao sul do Equador). Na prática quer dizer que todos os pontos do local recebem a luz do Sol, sem sombras e que teremos o dia mais longo do ano.

No caso do Hemisfério Norte, o Solstício de Inverno marca o ponto em que o Sol está mais distante do Polo Sul e, com isso, faz com que seja o dia mais curto e a noite mais longa do ano para os países localizados na metade norte do planeta.

Quanto mais próxima uma cidade ou região está do Trópico de Capricórnio, menor será a sombra projetada nesse horário. Por exemplo, as cidades paulistas de Sorocaba e Ubatuba não terão sombra exatamente às 14h11min. Cada cidade do Hemisfério Sul terá uma sombra menor do que todos os dias do ano nesse momento e o ângulo da sombra vai depender da distância e localização do trópico

Os Doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo mudando o logo na página inicial de buscas com uma imagem, animada ou não que é chamada de Doodle.O primeiro doodle surgiu em 1998 para celebrar o festival Burning Man e a brincadeira fez tanto sucesso que agora se repete frequentemente. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

A febre em torno dos Doodles é tão grande que a empresa tem uma loja online para quem quiser comprar um objeto, poster ou adesivo com seu Doodle preferido. A loja é montada pelo site de compras customizadas Zazzle e oferece milhares de alternativas para os mais apaixonados pelo tema. Uma dia, a loja está dando 20% de desconto para compras. Basta usar o código GOOGLEDOODLE na hora de fechar a compra.

Fonte: UOL