Google estreia nessa semana recurso de pesquisa por imagens

Em vez de digitar um nome para encontrar ilustrações relacionadas, agora é possível buscar pela própria imagem e visualizar dados que remetem a ela.

A Google liberou nesta quinta-feira (16/06) um novo recurso para a busca de imagens. Agora, em vez de procurar um termo em busca de ilustrações, você poderá buscar pela própria ilustração e ver nos resultados informações a respeito dela.

A ferramenta é muito simples, embora a sua eficácia ainda tenha que ser colocada à prova. Vá à busca por imagens da Google. Lá você verá ao lado da barra principal uma pequena câmera. Clique nela e duas opções serão exibidas: em uma delas você adiciona a URL da imagem requerida ? hospedada em um outro site por exemplo ? em outras, você envia o arquivo que estiver no computador e deixa que o buscador o analise.



O recurso pode ser usado para identificar o nome de uma obra de arte cujo nome o usuário esqueceu ou para lembrar onde uma determinada foto foi tirada. O sistema se propõe a analisar os pontos principais da ilustração e, em poucos segundos, mostrar todas os dados que lhe podem ser remetidas ? em geral, inúmeras.

No portal, a Google convida os internautas a testarem a novidade. Há, afinal, uma terceira opção para a busca. Selecionar a imagem e levá-la até a barra de pesquisa ? arrastar-e-soltar. É interessante notar que mesmo com os quatro quadros que a Google recomenda, os resultados não são perfeitos: ao levar a primeira obra à esquerda ao espaço necessário, descobre-se, rapidamente, que ela foi pintada por Van Gogh, mas o nome da tela, A Noite Estrelada, não aparece com o destaque que mereceria ? embora seja exibida lá pelo quarto resultado. É um começo.

Fonte: Uol-idgnow