Google lança Nexus One, o celular do Google

Google lança Nexus One, o celular do Google

Aparelho sai nos EUA primeiro pela operado T-Mobile e depois pela Verizon

Em parceria com a taiwanesa HTC, o Google anunciou nesta terça-feira (5) o Nexus One, primeiro celular que será comercializado pela empresa. Rodando o sistema operacional Android 2.1, a mais nova versão do software do Google, o Nexus One promete ser o principal concorrente do iPhone da Apple no mercado de smartphones.

O aparelho pode ser comprado no endereço google.com/phone (não no Brasil; há uma mensagem: Sorry, the Nexus One phone is not available in your country). Nos Estados Unidos o celular irá custar US$ 529 desbloqueado, ou US$ 179 através da operadora T-Mobile, com um contrato de dois anos.

No segundo trimestre o Nexus One estará disponível também na Verizon, o preço não foi revelado. A Verizon é a maior operadora de telecomunicações móveis dos EUA, com 89 milhões de assinantes. Com esse anúncio inesperado, o Google bate forte na Apple e na AT&T, que tem 81,6 milhões de assinantes e comercializa o iPhone.

Se o acordo do Google envolvesse apenas a T-Mobile, com 33,4 milhões de assinantes, a ameaça para a empresa de Steve Jobs seria consideravelmente menor.

Para os adeptos da Verizon que não aguentam esperar por um Nexus One, o Google sugere a compra do Motorala Droid, aparelho que utiliza a versão mais moderna - sem contar a do Nexus One - do sistema Android (o aparelho é vendido no Brasil pela Vivo com o nome Motorola Milestone).

Na Europa, o Nexus One será comercializado pela Vodafone, também no segundo semestre e sem preço revelado.

Resenhas iniciais colocam o Nexus One como um dos melhores smartphones no mercado, e alguns afirmam que o aguardado Google Phone é melhor que o Iphone 3GS, último lançamento da Apple. A tela de 3,7 polegadas (iPhone: 3,5 polegadas) é sensível ao toque e possui uma resolução alta, de 480 por 800 pixels (iPhone: 480 por 320 pixels). A memória é de 4GB (expansível para 32GB) e a câmera possuiu 5 megapixels, dois a mais que o iPhone. O processador é um Snapdragon de 1GHz, o que há de mais moderno em processadores para celulares. O Nexus One também é um pouco mais leve que o iPhone, 130 contra 135 gramas. A bateria, com uso de internet 3G, dura o mesmo que a do concorrente.

Fonte: Revista Época