Gradiente lança IPHONE com Android e vira piada na Internet

Gradiente lança IPHONE com Android e vira piada na Internet

Detentora da marca que dá nome ao mais famoso smartphone da Apple, o aparelho, que será vendido no Brasil e "ironicamente" roda o sistema Android

A Gradiente começou a vender nesta terça-feira (18) seu primeiro telefone da Família IPHONE, o Neo One. Detentora da marca que dá nome ao mais famoso smartphone da Apple, o aparelho, que será vendido no Brasil e "ironicamente" roda o sistema Android, já virou alvo de várias piadas nas redes sociais.

No Twitter, a marca entrou na lista de assuntos mais falados no Brasil. A maioria das menções brinca com o fato de "finalmente" haver um iPhone a preços mais acessíveis. "Com certeza o IPhone brasileiro da Gradiente será sucesso em preço e qualidade. Agora sim eu compro um IPhone. #not", disse o usuário alex_benog. "Por causa da gradiente agora todo mundo pode ter um iPhone :-P", disse jeniferlopes.

O assunto foi tratado, em geral, com ironia. O usuário trolhadesp, por exemplo, citou possíveis novos lançamentos da empresa no Brasil. "Tecnologia: após lançar seu IPHONE, Gradiente prepara novo iMac com sistema operacional Windows 95 e 256 Kb de memória", disse. Já cauemoura fez referência aos eventos de lançamento da Apple. "ouvi dizer que o keynote do iphone gradiente será apresentado pela geisy arruda com power point".

Houve também quem criticasse a empresa pelo lançamento. O usuário cardoso, por exemplo, disse "Obrigado, Gradiente, por me deixar com vergonha de ser brasileiro". "A gradiente está sendo aproveitadora, sem moral e mostrando ser uma empresa medíocre que aproveita do trabalho alheio", reclamou helbertmatos. "É só uma jogada de marketing, suja, da Gradiente para essa geração que nunca ouvir falar da marca", mencionou o usuário dump.

Veja outros tuites que renderam risadas no Twitter:

"Amor, sabe aquela bolsa da Dior que vc tanto quer? vou te dar de natal! Dior Gradiente" - @vaiconta

"O Iphone da Gradiente ao invés de vir com a maçã, vem com uma banana" - @samucae

"Acho que o Latino comprou a Gradiente, lançaram agora um Iphone, tá né!" - @kowalski_guita

"Reclama do Iphone da Gradiente, mas vai no Veropa comprar Lacoste pirata. Estamos de olho." - @fabionovoa

"A Vivo vai oferecer coquetel no lançamento do Iphone Gradiente?" - @sarubo

"Gradiente Galaxy ninguém liga, né? Hahaha!" - @larissaherbst

"Depois do Iphone da Gradiente, Consul diz que vai lançar Ipad pra não ficar pra trás na corrida eletronica." - @teohen

"Daqui a pouco a #gradiente lança o Gradiente Fusion, o Gradiente Gol, o Gradiente S III, afinal quem teve a cara de pau de copiar o iphone.." - @richardmaxtech

"Curiosidades você sabia que a gradiente é também detentora das patentes das marcas Ferrari, Brastemp e Dako no brasil?" - @tonkiel

"Apple não abre loja aqui...lança produtos q nao funcionam aqui... Espero q Gradiente lance algo melhor... :)" - @dkotscho2

"Eu tenho uma palavra sobre o iPhone da Gradiente: FULECO" - @athosampaio

"A piada do dia foi a Gradiente patentear o nome Iphone da Apple. Ou seja, na próxima que eu ver "tweet for Iphone" vou pensar que é pobre." - @HumorPiaui

"Não sei quanto a vocês mas eu estou esperando as primeiras notícias do Gradiente iphone tablet." - @ReneFraga

Entenda o caso

De acordo com o comunicado da empresa, a Gradiente poderá usar o nome porque a IGB Eletrônica (nova denominação da Gradiente Eletrônica) é a detentora exclusiva dos direitos de registro da marca "G Gradiente iPhone" no País. O pedido de registro da marca foi feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em 2000 e concedido em 2 de janeiro de 2008.

?Certamente a empresa americana que usou essa marca não plagiou a gente. E as datas estão aí para provar que não plagiamos ninguém?, declarou o fundador da Gradiente, Eugênio Staub, ao Estadão, ressaltando que não houve intenção em plagiar a Apple. ?Até porque nosso sistema operacional é diferente, é Android (plataforma desenvolvida pelo Google)?, declarou.

A assessoria da Gradiente informa que ainda não havia utilizado a marca "IPHONE" porque estava priorizando a reestruturação de suas operações para retomar seus negócios. Esta etapa ocorreu no início de 2012, com o anúncio da Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), responsável pelo arrendamento e gestão das marcas da Gradiente.

O uso da marca ?iphone? tem levado a Apple a disputar contra outras empresas em tribunais de diversos países, e vários acordos já foram feitos desde o lançamento do aparelho da Apple em 2007. Nos EUA, os direitos sobre o nome pertenciam a Cisco desde 2000. Neste ano, a Apple perdeu os direitos da marca iPhone no México, depois de uma batalha legal contra o operador mexicano iFone. Agora, com esse lançamento da Gradiente, é praticamente certo que uma nova disputa será realizada, desta vez no Brasil.

?Quando entraram no País, a marca já estava registrada. O caminho mais conveniente teria sido se eles tivessem procurado a gente. Se eu vou a outro país e verifico que alguém tem a marca Gradiente, por exemplo, como já aconteceu, eu procuro a empresa para negociar. Ninguém nos procurou. Houve, digamos assim, uma falta de respeito com o nosso registro?, declarou Staub.

Fonte: tech tudo