Fone top da Sony impressiona pela performance e por beleza

Fone top da Sony impressiona pela performance e por beleza

O novo modelo de fone de ouvido que possui um design arrojado e dimensões grandes

O fone da Sony, com nome de MDR-XB920, lançado ainda em 2013, é integrante da linha de produtos da empresa para a Copa do Mundo de 2014. O novo modelo de fone de ouvido que possui um design arrojado e dimensões grandes, mas será que ele, além de bonito, oferece ao usuário a experiência de áudio de boa qualidade? Confira agora tudo sobre ele.

Design

O visual do headphone é muito bonito. Ele tem um acabamento com efeito metálico de muito bom gosto. O design do aparelho é bastante agradável e segue a linha dos fones deste estilo: bem grandes e com o layout mais ?chamativo?. Ele está disponível de dois esquemas de cores diferentes: prata com preto e prata com vermelho.

O fone mede 176 x 107 x 220 mm e pesa 305 gramas. Usá-lo não é uma experiência muito confortável para quem não está acostumado. Ele pesa na cabeça, e, quando o usuário está na rua, pode esquentar as orelhas, fazendo com que ele fique suado ? e, assim, acabe deteriorando a parte interna do fone.

Na caixa do aparelho, a Sony destaca sua utilização para smartphones Android. Logo, imagina-se que ele deva ser feito para usar no dia a dia na rua, não apenas em casa ? talvez por isso ele seja dobrável, facilitando seu carregamento em bolsas. Além disso, este fone vem com dois fios diferentes, sendo que um deles o transforma em headset.

Assim, é possível atender chamadas e controlar a reprodução das músicas do celular diretamente no próprio fone. No entanto, o botão de controle não tem a opção de mexer no volume das músicas ou ligações. Outra falha no design é que este visual ?metalizado? deixa evidente riscos e arranhões comuns a quem leva o fone na mochila.

Desempenho

O MDR-XB920 tem o sufixo ?XB? por ser da série ?Xtra Bass? da Sony. Ou seja, é focado para a reprodução de graves. E, nisso, ele se sai, realmente muito bem. A qualidade que ele mostra ao tocar músicas eletrônicas, por exemplo, é ótima. Testamos o fone em um Galaxy S3 e em dois laptops para averiguar a sua capacidade.

Ela não muda muito de um dispositivo para o outro, e foi boa em todos ? mas nada muito surpreendente. Mais do que o volume ou a limpeza do som, o que impressiona é como o fone consegue abafar ruídos externos e fazer com que o usuário se sinta isolado de tudo e todos enquanto ouve sua música.

Sua frequência oscila dos 5 aos 28 mil Hz. O volume não chega a ser tão alto, e a limpeza do seu som é regular, sem se diferenciar muito dos principais concorrentes, porém o abafamento de som é ótimo. Para quem tem esta necessidade, é uma ótima opção. A criação da experiência de ouvir música seja em um meio de transporte coletivo lotado ou na sua casa parece a mesma, e isso é ótimo.

Custo-benefício

O grande ?x da questão? em relação ao Sony MDR-XB920 é seu custo-benefício. Ele está sendo vendido com preço salgado no site oficial da Sony por R$ 599. Isso pode afastar os consumidores porque ele não é tão superior aos fones de smartphones top de linha ou a concorrentes com o mesmo estilo. É um bom produto, porém seu custo-benefício não é dos melhores. É um preço bem alto para um fone para a maioria dos brasileiros.

Visualmente, ele é muito bonito, e para quem curte estes fones mais ?ousados?, pode ser uma escolha interessante. Mesmo assim, há modelos semelhantes, ou até melhores, no mercado com preços que são bem mais em conta. O AKG K67 Tiesto, por exemplo, sai por R$ 100 a menos.

Para quem só usa o fone no dia a dia para ouvir poucas músicas com qualidade legal, e não se preocupa tanto com visual, então, o custo-benefício impressiona negativamente. Até porque, na prática, ele não é tão superior assim para quem tem um ouvido ?comum?. Caso fosse mais barato, seria excelente. Por este valor, talvez nem tanto.


Grande e chamativo, o Sony MDR-XB920 se mostra poderoso mas não é muito confortável.

Grande e chamativo, o Sony MDR-XB920 se mostra poderoso mas não é muito confortável.

Grande e chamativo, o Sony MDR-XB920 se mostra poderoso mas não é muito confortável.

Grande e chamativo, o Sony MDR-XB920 se mostra poderoso mas não é muito confortável.

Fonte: tech tudo