Hashtags funcionam no Face? Pesquisa mostra que elas são fail

Hashtags funcionam no Face? Pesquisa mostra que elas são fail

De acordo com o estudo realizado, por incrível que pareça, a média de alcance viral de publicações sem hashtags é maior

Se no Instagram e no Twitter as hashtags são um sucesso, no Facebook nem tanto. Uma pesquisa feita pelo site Edge Rank Checker, e traduzida para um infográfico pela Infobase Interativa, revela que o uso das tags na rede social não se popularizou. O alcance dos posts com hashtags em páginas mostrou-se bem menor do que o esperado; entenda os motivos.

De acordo com o estudo realizado, por incrível que pareça, a média de alcance viral de publicações sem hashtags é maior (1,30%) do que com elas (0,80%). Ou seja, apesar de se acreditar que os posts com tags estimulariam pessoas a clicarem nelas para ler mais sobre o mesmo assunto como no Twitter, não é isso o que acontece no Facebook.

Outra prova do ?fracasso? das tags em páginas de fãs no Facebook pode ser medida na média de engajamento. Não há tanto benefício em exposição adicional da página com as tags. E, novamente, a comparação entre o engajamento em publicações com hashtags é menor do que onde elas não são utilizadas: 0,22% contra 0,25%.

Ou seja, a conclusão dos analistas foi que o uso das hashtags não aumenta o alcance da postagem no Facebook, e até espanta os leitores em alguns dos casos. Em síntese, não há mais cliques ou curtidas por causa das marcações de temas. Bem diferente do que acontece no Twitter, quando a viralização é de 0,0069% com hashtags e só 0,004% sem elas.

Apesar disso, ainda há páginas que seguem utilizando hashtags no Facebook. E, segundo o estudo, 70% das tags são marcadas em fotos, 20% em links e apenas 9% em atualizações de status. Um dado curioso descoberto foi quanto a comparação entre o número de tags utilizadas nas redes: enquanto no Twitter e no Instagram as pessoas abusam das hashtags, no Facebook 60,69% dos usuários usam apenas uma em seus posts de status e fotos.


Hashtags funcionam no Facebook? Pesquisa mostra que elas são

Fonte: Tech Tudo