Hotmail e Yahoo foram alvo de ataque em massa de hackers

Segundo a empresa de segurança Trend Micro, a investida revelada pela Google esta semana não se limitou a ações contra o Gmail.

Esta semana, a Google revelou que hackers chineses atacaram contas de centenas de usuários de Gmail, tendo como alvo principal funcionários do governo dos Estados Unidos e militares. Mas esse serviço não foi o único a ser atingido. De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, e-mails do Hotmail e do Yahoo também foram afetados por esse tipo de ataque.

Em um post publicado em seu blog na quinta (2/6), a Trend descreve ataques semelhantes ao serviço do Yahoo e ao da Microsoft. ?Essa ação foi muito além do Gmail?, explica Nart Villeneuve, pesquisador sênior da empresa. Ele também acredita que contas do Facebook foram utilizadas para disseminar o ataque.

O pesquisador detalhou ações semelhantes às adotadas pelo hackers chineses contra o Gmail. Uma delas, destinada especificamente a usuários de Taiwan do Hotmail, utilizava um e-mail com código nocivo, que entrava em ação com a leitura da mensagem. Outro ataque recente, segundo a Trend Micro, tinha como objetivo furtar dados de usuários do Yahoo Mail.

As empresas ainda não se manifestaram sobre o caso.

Na quarta (1/6), a Google afirmou que hackers invadiram as contas de centenas de militares e funcionários de direção do governo dos Estados Unidos, além ativistas políticos da China e jornalistas, entre outros.

Segundo a empresa, os criminosos utilizaram pragas virtuais e ataques de phishing (quando as vítimas são iludidas a baixar programas nocivos de e-mails ou sites) para furtar senhas e monitorar as contas dessas pessoas. O governo chinês nega participação no caso. O FBI investiga o caso.

Fonte: Uol-idgnow