Impressora 3D fabrica peças de aço, mas produção ainda é bem cara

Impressora 3D da Arup será capaz de criar partes metálicas de grandes construções (Foto: Divulgação/Arup)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Boa parte das impressoras 3D ainda trabalha somente com plástico e outros materiais maleáveis, mas já existe uma máquina capaz de criar objetos de aço. A empresa britânica Arup possui um protótipo em funcionamento e pretende sofisticar a tecnologia para revolucionar a indústria da construção civil.

Por enquanto, a impressora consegue criar somente objetos pequenos, para fins artísticos, assim como outros modelos que só trabalham com plástico, por exemplo. Porém, a ideia é usar a máquina para fabricar partes de grandes construções e, assim, ajudar a reduzir a pegada ecológica desse tipo de projeto.

?Ao usar fabricação aditiva podemos criar muitas peças complexas individualmente com muito mais eficiência. Isso tem implicações tremendas na redução de custos e desperdício?, disse um representante da Arup. Segundo ele, a técnica permite ainda chegar a um design muito sofisticado, sem a necessidade de simplificar o projeto em uma fase posterior para reduzir os custos.

O projeto ainda custa caro, mas conta com o apoio de empresas renomadas para ser colocado em prática em um curto espaço de tempo, embora ainda indefinido. Dentre elas, a companhia de engenharia e design WithinLab, a EOS e a famosa 3D Systems, que já tem experiência na impressão de partes metálicas que serão usadas no smartphone modular do Google.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES