Intel lança dois processadores móveis modelo Atom com 64-bit no MWC 2014

Intel anunciou novos processadores móveis Atom com 64-bit

Até 2020, 50 bilhões de dispositivos conectados estarão no mercado, segundo o número apresentado na conferência da Intel no MWC 2014 nesta segunda-feira (24). E a empresa quer ser a base de boa parte deles. Da fabricação ao uso de conceitos tecnológicos em áreas do dia a dia. Para isso, ela mostrou no evento algumas novas soluções para celulares, tablets e servidores.

A começar pelos smartphones e tablets, que são os produtos mais populares atualmente. A Intel anunciou duas novas plataformas móveis com estrutura 64-bit e suporte tanto para Windows Phone como para Android. Ambas otimizadas para a próxima geração, com um sistema de gráficos top, melhor gerenciamento de energia, sensores avançados e 4G.

São elas a Merrifield Dual-Core 64-Bit e a Moorefield Quad-Core 64-Bit, com lançamentos previstos para o primeiro e o segundo semestres deste ano, respectivamente. Ambas vão ter ainda suporte novos chips de Internet 4G ? um de categoria 4, para downloads de até 150 Mbps, e outro de categoria 6, com downloads de até 300 Mbps.

Os dois novos processadores são da família Atom e servem para tentar levar a Intel para o topo do mercado móvel, que é da ARM. O Merrified rodará em até 2,13 GHz e é baseado na arquitetura de 22 nanômetros da Intel. O Moorefield mantém a estrutura, porém adiciona dois núcleos a mais, levando sua performance para até 2,3 GHz.

Algumas fabricantes famosas, como Asus, Dell, Lenovo, Samsung, já foram confirmadas pela Intel como parceiras destas novas plataformas, e deverão lançar aparelhos com elas até o fim deste ano. No palco, foram demonstrados um tablet com Android da Dell e outro com Windows, da Lenovo.

Ao que tudo indica, ainda em 2014, a Dell poderá lançar uma linha de tablets com Android e Windows, a Lenovo produzirá um smartphone e a Foxconn, nova parceira da Intel, fará projetos para as fabricantes. Todos com as arquiteturas Mierrifield ou Moorefield, iniciando uma nova geração de produtos Intel no mercado mobile em 2014.

Virtualização e segurança

Depois destes anúncios, extremamente rápidos, a conferência ganhou um ritmo ainda mais acelerado, e passou a ficar até um pouco confusa. Muita coisa foi dita, porém os detalhes foram poucos, e a sessão de perguntas e respostas foi limitadíssima. Parece que marcá-la junto com Nokia e Sony, praticamente, não foi uma boa aposta.

De qualquer forma, a empresa anunciou o seu projeto de virtualização de dados, uma tendência bem comum atualmente. Esta tecnologia de armazenar os arquivos reduz custos e leva tudo para a rede. Muitas empresas, como a Dell, já oferecem soluções deste tipo para empresas, e a Intel também o fará para as parceiras.

Não foram dados grandes detalhes sobre a solução, e logo em seguida foi confirmada a parceria com a McAfee, já anunciada na CES 2014, para o lançamento de um aplicativo, gratuito, de segurança para dispositivos móveis. Foi revelado apenas que ele poderá ser baixado no Google Play, mas sem data ou quaisquer especificações.

Fonte: Tech Tudo