Intel mostra tecnologia para recarregar gadgets sem usar fios

A vantagem da solução usada pela companhia é que o aparelho não precisa ficar parado encostado no transmissor para receber a carga.

A Intel mostrou em seu estande na Computex 2012 uma tecnologia inovadora de recarga de gadgets sem uso de cabos. Na ocasião, foram mostrados dois protótipos sendo recarregados por meio de ressonância, e não de indução, como é mais comum. A vantagem da solução usada pela companhia é que o aparelho não precisa ficar parado encostado no transmissor para receber a carga, tendo uma flexibilidade de posicionamento.


Intel mostra tecnologia para recarregar gadgets sem usar fios

O primeiro transmissor foi instalado na base de um computador tudo-em-um, que recarrega um teclado sem fios da Microsoft equipado com o receptor. Como o consumo de energia do teclado wireless é mínimo, bastaria encostar o acessório ali uma vez por mês para mantê-lo sempre funcionando. Com a tecnologia, o computador também pode ser usado para recarregar um smartphone, bastando que o receptor seja instalado no case do aparelho.

O segundo transmissor foi alocado em um ultrabook Acer Aspire, demonstrando seu tamanho compacto.

Para recarregar um smartphone já com o receptor instalado, bastou colocar ele ao lado do ultrabook. O interessante é que você mesmo pode configurar quanta energia quer passar do seu notebook para o celular através de uma janela de configuração, o que pode ser muito útil para não zerar a bateria do computador, caso ela esteja acabando.

Fonte: Tech Tudo