iPhone 4S estreia no Brasil com problemas, mas custa R$ 3.400

As novidades não trazem grandes impactos para os usuários do iPhone 4

Principais destaques do iPhone são o processador dual-core, a câmera de 8 megapixels e o Siri. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você já tem um iPhone 4 é bem possível que fique pouco impressionado com as novidades oferecidas pelo iPhone 4S, considerado seu sucessor. Os principais destaques da novidade ? que chega a custar R$ 3.400 no site oficial da Apple, um preço inédito para smartphones no Brasil ? são o processador dual-core, a câmera com maior resolução e também o assistente pessoal Siri, que obedece aos comandos de voz do usuário.

As novidades não trazem grandes impactos para os usuários do iPhone 4, mas a história muda se considerados os donos de outros aparelhos ? aqueles sem os recursos das duas últimas gerações de iPhone.

Entram nessa lista de chamarizes -- disponíveis no iPhone 4 e 4S -- a tela Retina (com imagens bastante nítidas), a boa resolução das câmeras (5 e 8 megapixels) e a velocidade de conexão. Tanto no iPhone 4 como no sucessor, fisicamente quase idênticos, essas características são bastante satisfatórias. Somadas a outros recursos do smartphone da Apple (loja de aplicativos, sensibilidade do touchscreen, sincronização do conteúdo entre diversos eletrônicos), elas colocam a Apple no topo da lista dos smartphones mais desejados.

Já citadas as semelhanças, o principal diferencial do aparelho mais novo é o assistente pessoal Siri. Na prática, ele executa as ordens que o usuário dá usando apenas a voz ? nada de interação física com o smartphone para ele tocar uma música, por exemplo. Na teoria, alguns (poucos) recursos não estão disponíveis no Brasil e o aparelho pena com o sotaque dos brasileiros, pois ainda não entende português. Para dar ordens ao Siri, somente falando inglês, alemão ou francês.

Em um primeiro contato com o assistente, o usuário pode ficar tímido (afinal, está falando com uma máquina). Mas o Siri conquista aos poucos: ele entende solicitações feitas de diferentes maneiras, traz informações buscadas na internet e, com o tempo, acaba se mostrando útil. Passado esse período de adaptação, o usuário acaba se acostumando a apertar apenas um botão para programar o despertador ou ligar para sua mãe, por exemplo.

Na lista das diferenças entre os dois modelos recentes da Apple, talvez a mais difícil de mensurar seja a troca de processadores: ele foi do A4 (núcleo simples) para o A5 (núcleo duplo). Isso significa que o novo smartphone executa as tarefas de forma mais rápida que seu antecessor ? segundo a Apple, a velocidade é duas vezes superior. Na prática muda pouca coisa quando se navega pela internet e acessa aplicativos leves, mas os fãs de games podem sentir mais esse impacto positivo.

No site oficial da Apple, a empresa afirma: ?[...] o chip A5 é tão eficiente em termos de consumo de energia, que a duração da bateria do iPhone 4S é surpreendente?. Nos testes, no entanto, não houve a surpresa anunciada: o aparelho parece consumir tanta bateria quanto seu antecessor, isso se não for mais. Para um usuário que aproveita os diversos recursos do smartphone da Apple, uma carga dura entre um e dois dias.

A câmera do iPhone 4S é boa, muito boa. Seus 8 megapixels registram imagens bastante nítidas e definidas. Segundo a Apple, as lentes customizadas usam cinco elementos de precisão para trabalhar com a luz ? talvez seja esse o motivo das fotos tão definidas. Se comparadas as imagens feitas com o iPhone 4 e 4S, fica óbvia a vantagem do modelo mais novo. Essa qualidade também está presente nos vídeos de até 1080p (alta definição).

O intervalo entre os disparos é bem rápido, permitindo que o usuário dispare uma sequência de cliques sem ter de esperar. Testes feitos pela reportagem mostram que o iPhone 4 registra cerca de oito fotos em dez segundos, enquanto o modelo mais novo chega a capturar 18 imagens no mesmo período de tempo.

Por conta do sistema operacional iOS5, é possível tirar fotos com o botão (física) do volume e editar as imagens diretamente na tela do celular. A versão iOS5 da plataforma também libertou o usuário da necessidade de sincronizar frequentemente o aparelho com o computador: via internet sem fio, o usuário consegue baixar músicas, apagar imagens e sincronizar conteúdo com outros aparelhos, por exemplo. Apesar de vir de fábrica no iPhone 4S, o novo sistema operacional também está disponível para modelos mais antigos do smartphone.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES