iPhone completa 6 anos; veja o primeiro modelo e sua evolução

iPhone completa 6 anos; veja o primeiro modelo e sua evolução

O iPhone, um dos produtos que mais representam a atual geração da tecnologia, faz aniversário neste sábado (29).

O iPhone, um dos produtos que mais representam a atual geração da tecnologia, faz aniversário neste sábado (29). Desde o anúncio do smartphone, no início de 2007, e do começo das suas vendas, em 29 de junho daquele ano, muita coisa mudou. Hoje, os usuários estão acostumados com telas de alta definição e processadores super rápidos, talvez nem se lembrem que o primeiro iPhone tinha display VGA e chip com pouco mais de 400 MHz. Mas o TechTudo relembra um pouco desta evolução enorme da linha.

Quando, em 29 de junho de 2007, a Apple deu início às vendas do seu primeiro telefone celular, tudo ainda era uma incógnita. Afinal, estava-se propondo algo bastante diferente do que havia no mercado: uma tela sensível ao toque dos dedos que poderia executar diversos tipos de aplicativos sem qualquer necessidade de se pressionar botões. Dimensões bem maiores do que muitos dos celulares comuns. Câmera fotográfica mais avançada. Acelerômetro. Tudo isso, que hoje são recursos básicos, eram grandes novidades na época.

O estranhamento logo se tornou sucesso e o smartphone passou a ser objeto de desejo de muita gente. Steve Jobs, que era o presidente da Apple e foi um dos responsáveis por todo o investimento feito na linha iPhone, apresentou o aparelho pela primeira vez em um evento no dia 9 de janeiro de 2007, com centenas de pessoas fizendo fila fora das lojas nos Estados Unidos no dia do lançamento. Em novembro, o aparelho chegou a Reino Unido, França e Alemanha. No Brasil, ele não foi vendido oficialmente.

De lá para cá, já foram lançadas mais cinco versões do smartphone. Segundo estimativas, a companhia já comercializou cerca de 400 milhões de unidades do aparelho. O modelo atual, oiPhone 5, é o mais avançado e já se tornou o mais popular de todos, com os números de vendas do terceiro trimestre de 2012 e ainda do primeiro de 2013 sendo os maiores da história da companhia.

iPhone com tela VGA e CPU de 412 MHz

Mas não se pode esquecer que tudo isso começou com muito menos glamour e uma série de recursos bem menos avançados do que se vê na geração atual do iPhone. Já considerado obsoleto pela Apple hoje, o modelo original tinha tela de 3,5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels e 165 ppi de densidade. Media 115 x 61 x 11.6 mm, pesava 135 gramas e tinha conexão somente à rede 2G. O aparelho possuía três versões, com 4, 8 e 16 GB de armazenamento. A câmera fotografava com apenas 2 megapixels e não fazia vídeos.

Seu sistema operacional foi o primeiro iOS, e ele recebeu atualizações até a versão 3.1.3 da plataforma. O CPU era um ARM 11 com 412 MHz e a GPU uma PowerVR MBX. A sua bateria durava apenas 8 horas de conversação, menos da metade de um dia. Além disso, não surpreendentemente, o preço do aparelho já era bem ?salgado?: US$ 599 (cerca de R$ 1,2 mil).

Outra curiosidade sobre o primeiro telefone da maçã é o fato de ele não contar com aplicativos para baixar. Apenas alguns básicos, como Safari, calendário, mapas, player de músicas, álbuns e câmera estavam disponíveis, já de fábrica. A App Store, loja virtual de programas da Apple, só foi surgir no ano seguinte, com o lançamento do modelo 3GS.

iPhone 5: a obra-prima da Apple

Em 2013, seis anos depois da chegada do primeiro modelo do iPhone, o cenário mudou completamente. O mercado de smartphones se tornou muito mais competitivo e dinâmico, e os concorrentes não deixaram barato e lançaram diversas inovações no segmento.

Para competir neste cenário, chegou o mais avançado, mais popular e mais bonito aparelho da série até hoje: o iPhone 5. Lançado em 2012, o modelo foi um sucesso instantâneo. Com sua tela maior, de 4 polegadas, e um visual mais elegante, com a parte traseira que tem um ar mais moderno do que os antecessores, o dispositivo se conecta até à rede 4G, tem display com 326 ppi e resolução 640 x 1136 pixels, além de Bluetooth, Wi-Fi, acelerômetro, bússola, GPS e todos os recursos já tradicionais. Sua câmera conta com 8 megapixels e diversos recursos modernos.

Seu processador é um Apple A6 Dual-Core 1.2 GHz que, segundo a Apple, é duas vezes mais rápido que o seu antecessor, o A5 do iPhone 4S. O aparelho ainda tem GPU PowerVR SGX 543MP3. Tudo isso com o iOS 6, mas com a janela de atualização para o 7, que propõe todo um redesenho no visual da plataforma, deixando-a mais clean, com ícones mais vivos e criando a maior mudança da linha desde o lançamento do iPhone original, há exatos seis anos.

O que você espera do próximo modelo do iPhone, o 5S? Comente sua opinião no Fórum do TechTudo!

Comparando os dois modelos, é possível perceber que a trajetória do iPhone praticamente marca a história dos smartphones no mundo. O primeiro modelo, de 2007, hoje pode parecer simplório e fraco, mas marcou época e revolucionou o mercado de tecnologia. Enquanto isso, o iPhone 5, mais recente representante do segmento, depois de passar pelas versões 3G, 3GS, 4 e 4S, hoje também representa o avanço da área. Onde isso vai levar só o tempo pode dizer, mas até aqui, as seis primaveras do iPhone fazem com que a Apple tenha muito o que comemorar.


iPhone completa 6 anos; relembre o primeiro modelo e veja a evolução

Fonte: techtudo