Jailbreak para iOS 7: entenda o que houve, como fazer e suas limitações

iOS 7 deve demorar para receber jailbreak

O jailbreak (desbloqueio) de iPhones foi, por muito tempo, uma forma simples de tornar o iOS mais aberto, sem amarras de operadoras e com um número maior de apps diferenciados e gratuitos no iPhone. Apesar de não suportada pela Apple, a cada nova versão de seu sistema operacional móvel a empresa vinha fechando o cerco contra esta prática. Agora, no iOS 7, está mais difícil do que nunca ter o seu telefone desbloqueado. Entenda a história:


Jailbreak para iOS 7: entenda o que houve, como fazer e suas limitações

Qualquer jailbreak depende do voluntariado hacker encontrar um bug ou vulnerabilidade a ser explorada para ganhar acesso total ao sistema. Entretanto, as brechas precisam ser grandes e isso não é fácil. Há muitos grupos de hackers que se dedicam a esta tarefa e é preciso, além de tempo, do conhecimento avançado necessário para saber o que está sendo feito. E a Apple, famosa por ter um sistema seguro, sempre corrigia as falhas rapidamente, "brecando" todos os métodos de desbloqueio.

Nova geração do iOS é muito mais protegida

No iOS 6, foi exatamente isso o que aconteceu: hackers desenvolveram duas versões de jailbreak, o Evasi0n e o Redsn0w, mas a Apple logo lançou updates e resolveu os problemas de segurança que geraram a principal brecha para eles. Depois do iOS 6.1.4, não mais houve um jailbreak completo, totalmente funcional, disponível.

Aparelhos com processadores A5, A6 e A7 não parecem sensíveis a este tipo de ação. Por outro lado, houve sucesso em criar se jailbreaks temporários - também chamados de tethered (ou seja, que precisa ser conectado a um computador a cada inicialização para se manter desbloqueados). Nada, entretanto, era definitivo e bem executado, como o que editou a ROM inicial do iPhone 4, por exemplo.

Jailbreak no iOS 7, afinal, é possível?

Isso quer dizer que o jailbreak no iOS 7 é impossível? Não. Diversos grupos hackers, como o Evad3rs, garantem que estão trabalhando no projeto. No entanto, segundo as atualizações deles no Twitter, isso vai demorar. A previsão inicial é de que ele saia em cinco ou seis meses.

Para quem tem um iPhone 5, a única opção é não atualizar o iOS para uma versão superior ao 6.1.2, a última edição que recebeu o jailbreak (Evasi0n ou Redsn0w). Quem já fez o update para as versões mais novas ou para o iOS 7, e quem comprou um iPhone 5C ou 5S, no entanto, terá que esperar.

iPhone 4 é único que tem opção hoje

Como a ROM de inicialização do iPhone 4 é a mais fácil de se desbloquear e há uma série de jailbreaks disponíveis para ele, talvez esta seja a opção mais acessível dentre todas, atualmente. Segundo o site Extreme Tech, já há uma versão tethered do jailbreak disponível para o iPhone 4 com o iOS 7.

Entretanto, de acordo com a página, ela não permite a instalação do Cydia, o famoso gerenciador de arquivos por onde é possível realizar a grande maioria das novas ações e também o download de apps em aparelhos com jailbreak. Mesmo assim, isso causa uma impressão de que, em breve, pode haver uma versão mais funcional do hack.

Fonte: Tech Tudo