Justiça determina remoção do aplicativo Secret das lojas virtuais do Brasil

Justiça determina remoção do aplicativo Secret das lojas virtuais do Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 5ª Vara Cível de Vitória (ES) determinou nesta segunda-feira (18) que Google e Apple removam de suas lojas oficiais o aplicativo Secret. No prazo de dez dias, o programa também terá de ser automaticamente desinstalado dos aparelhos nos quais foi baixado. Para a Microsoft, a mesma decisão vale para o app Cryptic, parecido com o Secret. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 20 mil para cada empresa. A decisão veio em resposta a um pedido liminar do MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo), segundo comunicado divulgado pelo próprio órgão.

A ação civil pública sustenta que "diversas pessoas estão sendo vítimas de constrangimentos e ilícitos contra a honra sem que possam se defender, dado o anonimato das postagens no aplicativo". O texto diz que a ferramenta pode ser usada como instrumento para o bullying virtual. As três empresas foram procuradas na noite desta terça (19) para comentar o caso, mas somente representantes do Google foram encontrados. A empresa disse ainda não ter sido notificada da decisão e não comentar casos específicos. Afirmou ainda que "qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo se julgar que o mesmo viola os termos de uso e políticas da loja Google Play ou a lei brasileira".

Disponível desde maio no país, o aplicativo gratuito Secret promete o anonimato e incentiva seus usuários a falarem livremente: "Seja honesto. Seja aberto. Seja você mesmo". Apesar de a proposta não ser nova – já foi colocada em prática por programas como o Whisper e o extinto Post Secret -, o norte-americano Secret parece ter caído recentemente no gosto dos brasileiros. Mas, com a popularidade, vieram também as polêmicas. Na semana passada, a advogada Gisele Arantes ingressou com uma ação contra a Apple e o Google, que disponibilizaram o programa na versão brasileira de suas lojas de aplicativo (App Store e Play Store, respectivamente).

Assim como o pedido do MPES, ela queria a remoção do programa. Na ação, Gisele representa Bruno Machado, 25, consultor de marketing e ativista político. Bruno afirma que uma foto íntima foi divulgada no aplicativo, informando seu nome completo e local onde trabalha (em entrevista por telefone, ele disse que o conteúdo estava em seu computador e nunca havia sido compartilhado).

Promessa não cumprida

O advogado Renato Opice Blum discorda que o aplicativo viole as leis brasileiras no que se refere ao anonimato. Isso porque, segundo ele, a Constituição veda essa prática para indivíduos e não para plataformas ou serviços. No entanto, ele considera que a promessa de anonimato do Secret não pode ser cumprida. "Funciona de forma parecida com outros serviços, como o de e-mail. A pessoa pode aderir com um nome falso, para manter o anonimato, mas uma ordem judicial leva à identificação daquele usuário."

Gisele é da mesma opinião: "A partir do momento em que alguém usa qualquer ferramenta tecnológica, os rastros ficam na rede. É impossível garantir o anonimato". Nos próprios termos de uso, a companhia baseada nos Estados Unidos diz: "Apesar de ser difícil, é tecnicamente possível conectar seus posts ao seu endereço de e-mail, número de telefone e outros dados pessoais. Se a Justiça nos pedir para revelar sua identidade, podemos ter de atender".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES