Lançamentos do Google não resolvem problemas do Android

Dawson afirmou que o preço do tablet não é algo sustentável a longo prazo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o Google I/O, evento da empresa voltado para desenvolvedores, a companhia exibiu seu próprio tablet Android, chamado Nexus 7, equipado com a versão mais atual do Android, conhecida como Jelly Bean e um dispositivo de mídia (parecido com uma Apple TV) que também foi lançado sob a marca da empresa, o Nexus Q.

No entanto, a empresa de pesquisa Ovum afirma que a companhia de Mountain View não resolveu o maior desafio do Android que ainda possui obstáculos significativos em seu portfólio de dispositivos que estão longe de serem resolvidos.

O analista-chefe de telecom da Ovum, Jan Dawson, afirmou que, apesar do Nexus 7 se basear muito modelo do Kindle da Amazon, que coloca ao centro o conteúdo que pode ser consumido no dispositivo, o aparelho carece de aplicativos convincentes e de conteúdos otimizados para telas maiores. ?Com sete polegadas, o problema não é tão grave, porém não tira o obstáculo do caminho, e o Google não comentou nada a respeito de resolver esse problema?, afirmou o especialista.

Além disso, Dawson afirmou que o preço do tablet não é algo sustentável a longo prazo, já que ele depende de algum tipo de subsídio. ?Mesmo assim, o tablet é um passo importante para estratégia do Google em relação ao Android, e quebra a dicotomia de que existem aparelhos de baixo custo, com baixa performance, e dispositivos mais caros, porém com especificações avançadas? avaliou.

Apple TV é mais barato

Dawson disse também que o Nexus Q, dispositivo de mídia exibido pela empresa, também tem algumas pedras pelo caminho. De acordo com o representante da Ovum, o equipamento é muito parecido com a Apple TV (lançada em 2007); ele custa 299 dólares e faz streaming de conteúdos na nuvem e pode ser conectado a TV e outros dispositivos.

Todavia, a Apple TV custa 99 dólares e pode fazer muito mais, incluindo espelhar a tela de smartphones e tablets, logo há pouca esperança de que o dispositivo do Google consiga dominar as salas de estar pelo triplo do preço, avaliou Dawnson.

Mesmo assim, Dawson disse que a versão mais atual do Android possui boas melhorias, incluindo um concorrente para o Siri da Apple e um novo serviço chamado Google Now, que utiliza inteligência artificial para reunir informações relevantes ao contexto do usuário. ?O anúncio do Google de que a empresa começaria a enviar os kits de desenvolvimento de software para os fabricantes meses antes de lançar a plataforma para os usuários é a primeira tentativa séria da empresa para reduzir tanto a fragmentação quanto as longas esperas que os usuários enfrentam para conseguir a versão mais atual do Android em seus aparelhos? concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES