Linha Nexus tem brecha de segurança e pode sofrer ataques de hackers

O erro permite que os celulares sejam travados, reiniciados ou percam conectividade, deixando-os vulneráveis a um suposto ataque de hackers.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os smartphones Galaxy Nexus, Nexus 4 e Nexus 5, últimos lançamentos do Google para a linha, tiveram uma falha de segurança detectada por um especialista. O erro permite que os celulares sejam travados, reiniciados ou percam conectividade, deixando-os vulneráveis a um suposto ataque de hackers.

Segundo o especialista em segurança Bogdan Alecu, que falou ao site PC World, o problema é decorrente da maneira com que os aparelhos Nexus lidam com mensagens "flash", que aparecem na tela como um pop-up e requerem uma ação imediata do usuário.

Conforme testes realizados por Alecu, os dispositivos Nexus apresentam falhas ao receberem um número grande de SMS desse tipo, cujo acúmulo é favorecido pela falta de alerta sonoro nesses aparelhos. Hackers podem, portanto, influenciar no funcionamento dos smartphones à distância enviando vários SMS "flash" seguidamente. Até que o usuário perceba, o ataque está feito.

O problema foi reportado para a Google, que prometeu uma correção em uma atualização futura. Enquanto isso, os usuários de smarts Nexus podem se proteger da ameaça por meio do Class0Firewall, um aplicativo criado por Alecu.

A falha foi encontrada em Galaxy Nexus, Nexus 4 e Nexus 5 rodando versões do Android que variam do 4.0 (Ice Cream Sandwich) ao mais recente, o 4.4 "KitKat". Não há indícios de que outros dispositivos com o sistema da Google estejam suscetíveis a esse tipo de ataque por SMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES