Apple: Mac OS X 10.7.3 revela evidências de novos Macs Pro

O único inconveniente é que, mesmo que a empresa esteja trabalhando em um novo Mac Pro, não quer dizer que o novo modelo será lançado tão cedo


Mac OS X 10.7.3 revela evidências de novos Macs Pro

Logo após o lançamento do sistema operacional Mac OS X 10.7.3 Beta para os desenvolvedores, foram localizados drivers de novas placas gráficas da AMD, o que pode ser um forte indício de lançamento de novos modelos da linha de computadores profissionais da empresa.

Quem informa a novidade é o blog Netkas, que encontrou vestígios de novos drivers de vídeo para uma nova placa gráfica da AMD de nome Tahiti - nome do código da próxima geração de placas gráficas para desktops de 28nm da AMD, que devem chegar ao mercado em janeiro de 2012. O blog lista uma série de nomes e funções que estão diretamente relacionados ao "Tahiti".

A presença destes drivers no beta do Mac OS X 10.7.3 sugere que a Apple deve lançar as novas placas gráficas na próxima geração do Mac Pro, o único produto da linha Mac que usa placas gráficas dedicadas. Os outros modelos de Mac utilizam placas gráficas integradas.

A descoberta também contraria os rumores ventilados no mês passado que cogitavam uma possível descontinuidade da linha Mac Pro baseados no comportamento do mercado atual, que se volta mais para os notebooks e tablets. Ainda existe a possibilidade da Apple inserir o driver no código-fonte apenas para que a nova versão do sistema tenha algum suporte ao novo periférico, mas esse não é o comportamento padrão da empresa.

Quando a Apple adiciona o suporte para um novo periférico, ela o faz quando um novo produto é lançado. O único inconveniente é que, mesmo que a empresa esteja trabalhando em um novo Mac Pro, não quer dizer que o novo modelo será lançado tão cedo. O que se especula é que a Apple já tem uma nova versão do Mac Pro em desenvolvimento, mas não tem muita certeza sobre o seu lançamento.

As novas placas gráficas da AMD têm previsão de lançamento para janeiro de 2012, entrando na mesma janela de disponibilidade dos novos chips Intel Xeon, que devem estar presentes nos novos Macs Pro.

Fonte: techtudo.com.br